Notícias

Publicado em 18/01/2019

Secretaria da Saúde divulga relatório inédito sobre consumo de antibióticos no Paraná


Secretaria da Saúde divulga relatório inédito sobre consumo de antibióticos no Paraná

Foi divulgado nesta terça-feira (18) um boletim da Secretaria de Estado da Saúde com os dados do Sistema Online de Notificação de Infecções Hospitalares (SONIH). O balanço traz as notificações de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), registradas no primeiro semestre de 2018 em 411 estabelecimentos de saúde do Paraná, bem como o de consumo de antimicrobianos no Estado.

Conforme explica o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, o destaque dessa edição do Boletim são as informações sobre o consumo de antimicrobianos pelos estabelecimentos de saúde, o que permitirá uma melhor compreensão do perfil de sensibilidade e resistência aos antimicrobianos no Estado. Ele ressalta que esses dados foram possíveis graças ao apoio do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

“Os farmacêuticos responsáveis dos hospitais cadastrados no SONIH passaram a reportar no sistema também o consumo de antimicrobianos. Assim, podemos obter um mapeamento muito mais adequado, permitindo a proposição e adoção de estratégias mais efetivas para o controle da resistência microbiana, que é um problema sério, causado, entre outras coisas, pelo uso irracional ou desmedido de antibióticos”, diz Paulo. 

Ele lembra que o boletim foi elaborado pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, com a colaboração de representantes da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH), e Laboratório Central do Estado (LACEN).

SONIH – O SONIH é o sistema oficial da Secretaria de Estado da Saúde para o registro das infecções pelos serviços de saúde no Paraná, de acordo com a Resolução SESA/PR 88/2017. O sistema foi atualizado em julho de 2017 graças ao apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH), o que possibilitou o aprimoramento e a disponibilidade das informações divulgadas no boletim. 

O boletim completo pode ser consultado aqui


Fonte: Secretaria da Saúde