Acesse nosso Twitter  Acesse nosso Facebook



Farmácia Hospitalar

Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF/PR 

“17 anos em prol da Farmácia Hospitalar”.
 
Histórico
 

A primeira comissão de Farmácia Hospitalar foi criada pela Portaria nº 450 de novembro de 1995 com o objetivo de assessorar a Diretoria do CRF/PR em assuntos pertinentes a essa atividade específica do farmacêutico, incluindo pareceres técnicos e capacitação profissional. Naquele tempo, poucos Cursos de Graduação em Farmácia do Paraná ofereciam a disciplina de Farmácia Hospitalar. Na tentativa de capacitar o profissional para atuar nessa área, em 1996 a Comissão iniciou o Curso Básico de Farmácia Hospitalar, um curso de capacitação de 80 horas que abordava os assuntos básicos relacionados à Farmácia Hospitalar. Além disso, a Comissão também passou a realizar reuniões técnicas com os profissionais que assumiam responsabilidade técnica em Farmácia Hospitalar, com o objetivo de orientar esses profissionais sobre suas atribuições e responsabilidades.

 

            Em 1998, o Curso Básico em Farmácia Hospitalar foi realizado nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. Após 2000, já foram realizados mais de 10 cursos nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, capacitando muitos farmacêuticos que contribuem para o desenvolvimento da Farmácia Hospitalar do Paraná.

 

            Durante esses 18 anos de trabalho e dedicação em prol da Farmácia Hospitalar do Paraná a Comissão tem atuado em inúmeras atividades e dentre elas destacam-se:

 

- Curso Básico de Farmácia Hospitalar;

- Ficha de Verificação do Exercício Profissional em Farmácia Hospitalar

- Guia de Orientação para o Exercício Profissional em Farmácia Hospitalar;

- Curso de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar;

- Seminários anuais de Aprimoramento abordando temas atuais para a Farmácia Hospitalar;

- Deliberação do CRF-PR nº 717/2008, que dispõe sobre carga horária e assistência farmacêutica em estabelecimentos hospitalares e similares;

- Requisitos Legais e Regulamentares em Farmácia Hospitalar e suas atualizações, disponibilizado no site do CRF-PR;

- Promove discussões referentes a Consultas Públicas da Área de Farmácia Hospitalar;

- Atende a consultas de profissionais encaminhadas por e-mail, ou pelo CIM e fiscalização;

- Publicaçao de artigos científicos e destinados a leigos, conforme demanda da Diretoria;

- Realiza reuniões mensais, para assessorar a Direção do CRF-PR;

- Curso de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar em parceria com a VISA, por web conferência;

- Participa da Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, da Conferência Estadual de Saúde e de outros eventos de importância ao desenvolvimento da assistência farmacêutica hospitalar;

- Mantém parceria com a Regional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar no Paraná (SBRAFH-PR).

 


INTEGRANTES
Dra. Gracielle Arriola Teixeira Gomes
Membro Efetivo

Farmacêutica Bioquímica com especialização em Oncologia, atuando nesta área desde 2001. Com vasta experiência nas áreas de licitação e produção de medicamentos estéreis. Atualmente é Chefe da Oncologia do Hospital Geral de Curitiba. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

Dra. Heloisa Arruda Gomm Barreto
Coordenadora da Comissão

Farmacêutica com habilitação em Bioquímica e Indústria, especialização em Farmacologia. MBA em Gestão de Saúde. Tem vasta experiência na área de Farmácia Hospitalar com ênfase em gestão, ciclo assistência farmacêutica e gerenciamento de risco. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná e mestranda no Programa de Pós-Graduação de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmácia Hospitalar, Farmácia Oncológica, Farmacologia.

Dra.Izelandia Veroneze
Membro Efetivo

Farmacêutica Industrial com especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade e Mestre em Educação. Com atuação nas áreas de Controle de Qualidade de Produtos e Processos Farmacêuticos e Nutrição Parenteral. No momento, atua no Serviço de Controle Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFPR, com ênfase no Controle de Antimicrobianos.  

Dra. Kelly Cristiane Gusso Braga
Membro Efetivo

Farmacêutica Bioquímica com especialização na área de Indústria de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes. Especialização em Gestão de Vigilância Sanitária. Curso de Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade. Curso de Auditores Externos do DICQ. Com experiência profissional desde set. 2011 - Governo do Estado do Paraná - Secretaria de Estado da Saúde, farmacêutica da Vigilância Sanitária da 2ª RSM, apoio técnico aos 29 (vinte e nove) municípios de abrangência desta regional de saúde. Atuou na Prefeitura Muncipal de Curitiba - Secretária Municipal de Saúde, 2007-2011, como Farmacêutica coordenação das ações das equipes inspetoras de produtos de interesse à saúde, com padronização de ações e apoio técnico aos 9 (nove) distritos sanitários municipais. Assessoria científica para kit diagnóstico e equipamentos de automação de sorologia e imunologia (2005-2006) -

Dra. Ligia Regina Lustosa Do Valle
Membro Efetivo

Farmacêutica Industrial. Especialista em Farmácia Hospitalar. Possui experiência em Farmácia Hospitalar, como Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Hospital Bom Retiro (1.988 a 2.010). Experiência de 10 anos em Pesquisa Clínica como Coordenadora de Estudos Clínicos na área de Psiquiatria e Coordenadora de Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Atualmente é Responsável Técnica no Ambulatório do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e Diretora Executiva da Regional-PR da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.

Dra. Marina Gimenes
Membro Efetivo

Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Administração Hospitalar, Farmácia Hospitalar para o Controle das Infecções Hospitalares. Foi professora titular da disciplina de Farmácia Hospitalar na UEM de (1988 a 1995). Trabalhou no Hospital e Maternidade Maringá de (1985 a 1995) como Farmacêutica e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Atualmente é professora titular, da Universidade Paranaense com as disciplinas de Farmácia Hospitalar e Deontologia. Atuou nesta instituição como Diretora de Extensão Universitária (1995 a 1999) e Diretora Geral do Campus Umuarama ( 2000 a 2004). Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmácia Hospitalar, Infeção Hospitalar, Informações sobre medicamentos. do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, desde 2005 e Como conselheira (2010 – 2013).  

Dra. Marinei Campos Ricieri
Membro Efetivo

Farmacêutica e Bioquímica Especialista na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com ênfase em Saúde Coletiva. Especialista em Acupuntura. Atualmente é Farmacêutica Clínica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (HIPP), desde 2008), farmacêutica do Núcleo de Pesquisa Clínica do HPP e Gerente de Risco Santário do HIPP, desde 2010. Docente do Curso de Farmácia nas disciplinas de Assistência e Atenção Farmacêutica III e Momento Integrador. Tem experiência nas áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Saúde Coletiva, Saúde da Família, Gerenciamento de Risco e Farmacovigilância.

Dra. Rosali Regina Paludo
Membro Efetivo

Farmacêutica especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, Mestranda em Farmacologia.

Dra. Sandra Dacol
Membro Efetivo

Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Infecção Hospitalar – Introdução a Farmácia Clinica. MBA em administração Hospitalar. Atualmente é chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital Cindacta II onde trabalha desde 2004. Diretora Técnica da Empresa Técnica Cirúrgica – TC desde (2009).  Professora do Curso de Especialização de Farmácia Hospitalar do Instituto Equilibra. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

Mapa do site
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná
Rua Itupava, 1235 - Curitiba - Paraná/PR    CEP: 80.040-134
Telefone/fax: (41) 3363-0234
crfpr@crf-pr.org.br
Atendimento: segunda à sexta, das 8h30min às 17h

Desenvolvimento: VISÃOI