Notícias

Publicado em 20/09/2019

25 de setembro: CRF-PR homenageia farmacêutica por seu trabalho humanitário


25 de setembro: CRF-PR homenageia farmacêutica por seu trabalho humanitário

25 de setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico. A data foi escolhida pela Federação Internacional Farmacêutica, em 2010, em uma conferência em Istambul, na Turquia. O CRF-PR parabeniza todos os farmacêuticos principalmente nesse dia cujo objetivo é unificar a classe mundialmente. À população, fica a certeza de poder contar sempre com o farmacêutico, pois o compromisso desse profissional é com a vida.

Seguindo a tradição de celebrar profissionais exemplos, a Diretoria do CRF-PR pensa sempre em oferecer a honraria a um farmacêutico que pode representar todos aqueles que se dedicam diariamente à saúde e bem-estar dos cidadãos. “É um pequeno gesto que podemos fazer pelas inúmeras contribuições, desses profissionais, que resultam no engrandecimento da profissão”, destacou a Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR.

A homenageada deste ano foi a Dra. Francelise Bridi Cavassin. Ela é farmacêutica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Farmacologia e Administração Hospitalar, mestre em Microbiologia, Parasitologia e Patologia e doutoranda em Medicina Interna. É professora nas Faculdades Pequeno Príncipe e foi a primeira farmacêutica paranaense a ser chamada para atuar na organização internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).

As experiências da Dra. Francelise já renderam capas de jornais e outras mídias Brasil afora, além da “O Farmacêutico em Revista”. Nos seus diversos relatos emocionantes, ela contou sua vivência nos projetos da MSF em países como a Índia, Serra Leoa, Iraque e Iêmen, cujos conflitos se transformaram nos maiores desastres humanitários do mundo.

No dia 20 de setembro, durante a 894ª Reunião Plenária, Dra. Francelise recebeu a honraria dos Diretores do CRF-PR. Surpresa, Dra. Francelise agradeceu emocionada o reconhecimento e dedicou a homenagem ao seu marido, o farmacêutico Eduardo Barbosa. “Poder levar a profissão farmacêutica a todos lugares desse mundo é fantástico. Agradeço esse reconhecimento e destaco o compromisso do Médicos Sem Fronteiras em oferecer acesso a cuidados de saúde em situações extremas, onde as pessoas mais necessitam de ajuda humanitária”, afirmou a homenageada durante seu discurso.

O CRF-PR preparou um vídeo com um pouco mais sobre a trajetória da Dra. Francelise. Confira:


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR