Notícia: Comprimidos não devem ser administrados pela via inalatória

Publicado em 23/04/2021

Comprimidos não devem ser administrados pela via inalatória


Comprimidos não devem ser administrados pela via inalatória

Comprimidos não devem ser administrados pela via inalatória

Nas últimas semanas têm sido noticiadas tentativas de uso inalatório de comprimidos em pacientes com COVID-19.

De acordo com as informações, comprimidos de hidroxicloroquina teriam sido solubilizados em soro fisiológico e administrados por inalação em âmbito hospitalar.

Autoridades do Rio Grande do Sul investigam três mortes que podem estar relacionadas ao procedimento.

 

Uso de comprimidos pela via inalatória

Comprimidos de uso oral não são formulações apropriadas para nebulização e não são aprovados para uso por essa via.

Além das substâncias ativas, podem conter diluentes, agregantes, desintegrantes, lubrificantes, corantes e saborizantes, que podem ser prejudiciais aos pulmões, especialmente em pacientes já debilitados pela COVID-19.

Outro risco é que a absorção a partir dos pulmões pode ser rápida e produzir concentrações sistêmicas elevadas.  

 

Papel do farmacêutico

No exercício de suas atividades, deve o farmacêutico:

  • Observar os aspectos técnicos e legais do receituário visando garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita;
  • Orientar o paciente quanto aos riscos e os benefícios do tratamento, a conservação e utilização dos fármacos, as interações e a importância do correto manuseio;
  • Notificar os profissionais de saúde, os órgãos sanitários e os fabricantes quanto a efeitos indesejados e intoxicações observados na prática da farmacovigilância.

 

Hidroxi/cloroquina no tratamento da COVID-19

Com base na análise dos estudos disponíveis até o momento, a Organização Mundial da Saúde e o National Institutes of Health (vinculado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos) recomendam contra o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19.

 

Principais referências consultadas:

ALLEN JR, LV; POPOVICH, NG; ANSEL, HC. Ansel’s pharmaceutical dosage forms and drug delivery systems. 9. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2011.

COVID-19 TREATMENT GUIDELINES PANEL. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Treatment Guidelines. National Institutes of Health. Disponível em: <https://files.covid19treatmentguidelines.nih.gov/guidelines/covid19treatmentguidelines.pdf>. Acesso em 5 abr. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Therapeutics and COVID-19. Living Guideline. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-therapeutics-2021.1>. Acesso em 5 abr. 2021.

 

Tem dúvidas sobre medicamentos? Entre em contato conosco: http://bit.ly/contatocimcrfpr



topo