Notícia: Secretaria de Saúde de Curitiba faz alerta para circulação combinada de Covid-19 e Influenza A

Publicado em 04/01/2022

Secretaria de Saúde de Curitiba faz alerta para circulação combinada de Covid-19 e Influenza A


Órgão destaca aumento significativo do número de pacientes com sintomas respiratórios atendidos no município; alta de casos também já é notada em cidades como Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Cascavel
Secretaria de Saúde de Curitiba faz alerta para circulação combinada de Covid-19 e Influenza A

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, por meio do Centro de Epidemiologia e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), alertou em nota, que nas últimas duas semanas constatou um aumento significativo e preocupante do número de pessoas com quadro de sintomas respiratórios atendidas no município, tanto em serviços de saúde públicos quanto privados.

De acordo com o alerta, no momento, é impossível distinguir clinicamente os casos de Influenza/Gripe e COVID-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da Influenza A (H3N2) no Estado do Paraná, assim como a identificação de casos confirmados da doença no município associados a um novo crescimento no número de casos confirmados de COVID-19.

“Reiteramos à população que mantenha medidas de prevenção amplamente difundidas para prevenção da COVID-19 (etiqueta respiratória, higiene das mãos, ambiente arejados, vacinação, evitar aglomerações), pois também são efetivas para contenção da Influenza A (H3N2). Aos serviços de saúde da cidade (públicos e privados) reiteramos a necessidade/dever de aplicação da medida de isolamento pelo período de 7 dias para todos os casos positivos ou com presença de sintomas respiratórios”, ressalta o comunicado.

A nota destaca ainda o fluxo geral de atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios, assim como um modelo de medida de isolamento e orientações para pessoas em isolamento domiciliar. 

Atenção Farmacêuticos: Você também é um agente epidemiológico, bem como todo profissional de saúde. Portanto, caso identifique algum exame positivo para Covid-19 ou Influenza A, faça a emissão do COMUNICADO DE ISOLAMENTO aos seus pacientes: 
- Imprima em duas vias, uma para a farmácia e a outra para o paciente,
- Em caso de resultado positivo para COVID-19, a notificação é obrigatória e deve ser feita no Sistema E-Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. No caso de Influenza, a Visa municipal orienta que se encaminhe uma planilha dos resultados positivos para o email da Vigilância Epidemiológica: epidemio@sms.curitiba.pr.gov.br 

Clique aqui  para acessar na íntegra o Alerta e o Comunicado de Isolamento.

- Decreto 61/2022. Clique Aqui!


Fonte: SMS e Assessoria de Comunicação /CRF-PR

topo