Publicado em 29/11/2012

Ingresso de Responsabilidade Técnica (Diretor Técnico) - Laboratório de Análises Clínicas

Conforme disposto na Lei 6.839 de 1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

Para o profissional assumir responsabilidade técnica em Laboratório de Análises Clínicas, deverá ser habilitado como Farmacêutico-Bioquímico ou ser Farmacêutico Generalista (Farmacêutico formado de acordo com a Resolução CNE/CES 02 de 2002).

O procedimento deverá atender o disposto na Deliberação 908/2016 e na Resolução RDC 302/2005ANVISA.

De acordo com a Resolução RDC 302/2005 ANVISA, um mesmo profissional poderá ser diretor técnico por, no máximo, 2 (dois) postos de coleta, ou por 1 (um) laboratório e 1 (um) posto de coleta, ou ainda por 2 (dois) laboratórios, desde que tenha compatibilidade de horários.

Os laboratórios deverão apresentar assistência de profissional habilitado por todo horário de funcionamento.

O responsável técnico pelo laboratório não declara horário de assistência, uma vez que o profissional fica a disposição do estabelecimento por todo seu horário de funcionamento e responde legalmente por todos os procedimentos realizados no laboratório. Em virtude disso, o responsável técnico pelo laboratório não poderá ter responsabilidade por outro tipo de estabelecimento cujo horário conflite com o horário de funcionamento, com exceção de outro laboratório de análises clínicas e de posto de coleta, em virtude da previsão na Resolução RDC 302/2005.

Excepcionalmente, o laboratório de análises clínicas de pequeno porte devidamente regular junto ao CRF-PR, com condições especiais de interesse público, ou seja, que realizar até 30 exames/dia sem automação, de 30 a 50 exames/dia semiautomatizado, e até 70 exames/dia com a maioria dos procedimentos automatizados; localizado em município com população de até 20.000 habitantes, de acordo com o último censo obtido junto ao IBGE; o município possua somente 01(um) laboratório de análises clínicas privado e/ou 01(um) laboratório público de análises clínicas; e que não possua posto de coleta vinculado, poderá ter atividade com assistência técnica de no mínimo 03 horas, divididos em até três turnos, desde que não conflite com o horário declarado em outras atividades que desempenha o responsável técnico.

2) Taxa de Certidão de Pessoa Jurídica:

Deverão comparecer no CRF, de posse dos documentos necessários, o representante legal da empresa designado no contrato social e o profissional requerente da direção técnica, ou outro sob procuração com assinatura reconhecida em cartório ou acompanhada de cópia de documento de identificação que esteja com a mesma assinatura da procuração.

Formulário de Requerimento – Empresa, no qual assinam o representante legal e o diretor técnico e Formulário de Requerimento – Profissional, no qual assina o profissional ingressante da direção técnica.