Publicado em 29/11/2012

Ingresso de Responsabilidade Técnica (Assistente ou Substituto) - Farmácia com Manipulação

Conforme disposto na Lei 6.839 de 1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

O artigo 24 da Lei Federal 3.820/60 prevê que as empresas e estabelecimentos que exploram serviços para os quais são necessárias atividades de profissional farmacêutico deverão provar perante os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia que as atividades são exercidas por profissionais habilitados e registrados.

Conforme artigo 15 da Lei Federal 5.991/73 e artigo 6° da Lei Federal 13.021/14, as farmácias de qualquer natureza devem ter obrigatoriamente assistência de responsável técnico habilitado por todo seu horário de funcionamento. Isso significa que o estabelecimento deverá apresentar quantos profissionais forem necessários para suprir todo horário em que estiver aberto, inclusive aos domingos se for o caso.

A cada farmacêutico somente será permitido exercer a direção técnica por apenas uma farmácia. Caso desejar, o profissional poderá assumir a assistência técnica de mais de uma farmácia, desde que tenha disponibilidade de horário.

Médicos não podem ser sócios de Farmácias e Drogarias, conforme disposto no Decreto n.º 20931/32, artigo 16, alínea G e no Código de Ética de Medicina.

O procedimento deverá atender o disposto na Deliberação 679/2006.

2) Taxa de Certidão de Pessoa Jurídica

- Requerimentos específicos - (Formulários de Manipulação: Ficha, Declaração e Termo, os quais dependerão do tipo de manipulação – ver item requerimentos específicos).

Deverão comparecer no CRF, de posse dos documentos necessários, o representante legal da empresa designado no contrato social, o diretor técnico e o(s) profissional(is) requerente(s) da assistência técnica ou da substituição, ou outro sob procuração com assinatura reconhecida em cartório ou acompanhado de cópia de documento de identificação que esteja com a mesma assinatura da procuração.

Requerimentos Específicos e Formulário de Requerimento – Empresa, nos quais assinam o representante legal e profissionais indicados nos formulários e, Formulário de Requerimento – Profissional, no qual assina o profissional ingressante, sendo um requerimento para cada profissional ingressante.

Requerimentos específicos:

Além dos requerimentos habituais, o profissional requerente deverá preencher também a Ficha de Manipulação, na qual informará se o estabelecimento manipula apenas ALOPATIA, ou apenas HOMEOPATIA, ou ainda manipula ALOPATIA e HOMEOPATIA;

- Caso, na Ficha de Farmácia de Manipulação preencher que realiza manipulação de alopatia e outros itens (exceto homeopatia), qualifica-se o estabelecimento como FARMACIA COM MANIPULAÇÃO. Nesse caso, não precisa preencher mais nenhum formulário específico;

- Caso, na Ficha de Farmácia de Manipulação preencher que realiza manipulação de homeopatia ou, homeopatia e florais, qualifica-se como FARMÁCIA HOMEOPÁTICA. Nesse caso, não precisa preencher mais nenhum formulário específico; e TODOS os profissionais devem ser HABILITADOS para o exercício da homeopatia conforme legislação em vigor (Resolução 576/13 CFF) – Verifique arquivo da legislação abaixo.

- Caso, na Ficha de Manipulação preencher que realiza manipulação de homeopatia mais algum item diferente de florais, qualifica-se como FARMACIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA E HOMEOPÁTICA. Nesse caso, deve-se preencher também a Declaraçãocom horário de funcionamento e profissional responsável por cada laboratório e Termo de Ciência de que deverá apresentar documento emitido pela Vigilância sanitária comprovando que possui estrutura física adequada, com laboratórios distintos para realizar a manipulação de medicamentos alopáticos e homeopáticos. Nesse caso, obrigatoriamente, pelo menos, o diretor técnico deve ser habilitado para o exercício da homeopatia conforme legislação em vigor (Resolução 576/13 CFF) e, se tiver substituto, o mesmo também dever ser habilitado, uma vez que substitui o diretor em todas as suas atividades. É necessário também ter a presença de profissional habilitado para o exercício da homeopatia por, no mínimo, 8 horas diárias dentro do horário comercial, conforme disposto na Deliberação 679/2006 (deve ser compatível com o horário de funcionamento do laboratório de homeopatia colocado na Declaração).