Notícias

Publicado em 26/06/2019

Fórum debate a valorização dos Laboratórios de Análises Clínicas


Fórum debate a valorização dos Laboratórios de Análises Clínicas

O que faz um laboratório ser reconhecido pela sociedade? Essa foi a reflexão proposta pelo Valoriza Lab, Fórum de Valorização das Análises Clínicas, ocorrido no último dia do 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado em Belo Horizonte entre os dias 16 e 19 de junho. Organizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), o evento apresentou de que forma a competência e a ética contribuem para a valorização do laboratório, assim como a qualidade dos exames e a humanização do atendimento ao consumidor.

O Presidente da Sbac, Dr. Luiz Fernando Barcelos, chamou a atenção para uma situação comum nos laboratórios de todo o Brasil. Para ele, a sociedade não tem condições de reconhecer sozinha o valor dos exames laboratoriais e o quanto eles podem ser decisivos no diagnóstico e no tratamento. “Na verdade, a sociedade nem tem obrigação de saber isso. Nós é que temos que fazer isso chegar às pessoas. Mas será que nós, os laboratórios, também sabemos qual é o nosso valor?”, questionou.

A Conselheira Suplente do CRF-PR, Dra. Mauren Isfer, representou a entidade na ocasião. O Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas do CRF-PR está preparando uma campanha com o objetivo de ressaltar à população a importância dos Laboratórios de Análises Clínicas, valorizando o farmacêutico e a qualidade dos exames processados por esses profissionais.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR