Mensagem aos Farmacêuticos

Data de publicação: 24 de novembro de 2014

Marabá, 21.11.14.

Atenção, colegas,

A nossa profissão vive o momento mais efervescente e inquietante de sua história. É um processo vigoroso e inédito de autotransformação e que é, ao mesmo tempo, a busca do fortalecimento da própria saúde da população brasileira. Mas a Farmácia, também, é objeto de matérias em votação, no Congresso Nacional, que podem definir a sua história.

A profissão farmacêutica, no Brasil, é forte, conta já com quase 200 mil farmacêuticos, o que, por si só, mostra que somos um verdadeiro exército capaz de empreender mudanças nos rumos da saúde, no País. Hoje, contamos com 451 cursos de Farmácia, o que significa que 30% do total dos cursos de Farmácias de todo o Planeta estão concentrados, no Brasil.

Essas faculdades trazem para o mercado 18 mil novos profissionais, por ano. Portanto, nós somos um exército do bem, e quero conclamar a todos para que tomem parte nesta revolução que vem reconstruindo a profissão, nos últimos anos. E revolução, não se faz sem soldados. A palavra de ordem, no momento, é UNIÃO. Esta é uma pequena palavra de apenas cinco letras, mas que traduz a nossa principal fortaleza.

Construímos, no início deste ano, algo que foi importantíssimo para avançarmos juntos na busca de conquistas que estão voltadas para uma melhor saúde pública do País e das garantias legítimas da profissão farmacêutica. Esta construção traduziu-se na organização do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica. Ao Fórum, todas as entidades representativas da profissão delegaram competência para discutir questões de qualquer natureza que nos envolvam.

Temos percebido que a nossa profissão responde positivamente a este chamamento de união. Todos estão nutrindo verdadeiramente este sentimento, que é a nossa única fortaleza. Portanto, eu os conclamo a serem solidários conosco nesta luta, neste momento importante em que se decide a existência da profissão, no País.

Nós estamos envolvidos nesta luta, desde fevereiro deste ano, participando sistematicamente de reuniões com deputados e senadores de todos os partidos, acompanhando as discussões travadas, na Câmara e no Senado, e buscando entendimento com todos os parlamentares.

Quero, meus queridos colegas, pedir a vocês que não deem eco à voz dos pessimistas e dos que estão apostando na desintegração desta união que construímos em torno do fortalecimento de nossa profissão, neste momento singular em que se vota, no Congresso Nacional, propostas que podem trazer novos rumos para a Farmácia.

Não deixem que vaidades pessoais sobreponham-se a este trabalho em que, tenho certeza, todos vocês acreditam. Estamos fortalecidos com as notícias que nos chegam, dando conta do quanto vocês estão solidários com todos nós. Só assim, caminharemos para as verdadeiras e profundas conquistas da profissão farmacêutica.

Mas eu lhes peço: tenham as suas atenções voltadas, sempre, às informações emanadas do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica. Ele é a instância representativa de nossa categoria e, portanto, é nele onde as decisões em torno das ações e lutas são decididas.

Meus colegas farmacêuticos, a união que edificamos aponta para novas lutas. Mas aprendemos justamente nas lutas mais renhidas a jamais fraquejar. Nós temos é pontes e não fronteiras. Então, vamos atravessá-las, unidos, porque chegaremos, do outro lado, fortalecidos e vitoriosos.

Muito obrigado!

Walter Jorge João,
Presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Fonte: CFF