Dispensar: CRF-PR recebe curso sobre serviço de dispensação de medicamentos em Farmácias Comunitárias

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 11 de outubro de 2023

dispensar2.png
pales.png
dis4.jpeg

O Paraná está entre os Estados contemplados para participar do projeto piloto do curso Dispensar desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A etapa presencial do curso aconteceu nos dias 6 e 7 de outubro, em Curitiba, na sede do CRF-PR, com o objetivo de capacitar os profissionais para a prestação do serviço de dispensação de medicamentos em farmácias comunitárias.

O curso tem duração de 60 horas, organizadas em duas etapas. A primeira realizada na modalidade a distância e autoinstrucional, com carga horária de 20 horas, através da plataforma Edu.farma. Já a segunda parte, presencial, com carga horária de 40 horas. Esta é uma oportunidade para os profissionais farmacêuticos aprimorarem sua prática e melhorarem o cuidado prestado às pessoas. A partir disso, será possível fidelizar clientes/pacientes e contribuir com a saúde da população e ainda aumentar a lucratividade da farmácia.

Foram abordados conteúdos como a competência do farmacêutico na dispensação de medicamentos, raciocínio clínico, medicamentos sujeitos a controle especial e muitos outros.
Os farmacêuticos que finalizaram a etapa da capacitação online tiveram o privilégio de participarem presencialmente de um momento muito especial, já que os alunos tiveram contato com facilitadores altamente capacitados: Dra. Tatia Mota e Dr. Daniel Tenório, além do material didático de excelente qualidade.

Neste início do projeto, apenas seis estados receberam as turmas práticas do Dispensar:  Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Após o projeto piloto, os outros estados também receberão turmas.

A diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, deu as boas-vindas aos participantes do curso. Com muito entusiamo, a diretora ressaltou a importância da dispensação adequada. "Reduz erros de prescrição, permite que o paciente tenha acesso ao medicamento de acordo com a sua necessidade, aumenta o nível de conhecimento do paciente acerca do seu tratamento e a adesão à farmacoterapia, melhorando seus resultados em saúde", destacou. A conselheira do CRF-PR e membro do GT de Farmácia Comunitária do CFF, Dra. Ana Paula Vilar, também participou e foi uma das alunas do curso.

>> Fique atento ao calendário de cursos do CRF-PR, que disponibilizamos aqui neste Portal, para mais treinamentos como este.

Palestrantes:

Dra. Tatiane Mota - Mentora de farmacêuticos, Palestrante, Doutora em Farmacologia e expert em atendimento clínico farmacêutico.

Dr. Daniel Tenório - Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Ciências da Saúde, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

>> GRUPO DE TRABALHO SOBRE FARMÁCIA COMUNITÁRIA - CFF:

Dra. Maria de Fatima Cardoso Aragão – (SE) Coordenadora
Dra. Ana Paula Vilar Ribeiro da Silva (PR)
Dr. Gabriella Gonçalves Sotelo Ramis (RJ)
Dra. Jacira Elvira de Oliveira B. Prestes (RN)
Dra. Josefa Renalva Macêdo (AL)
Dr. Josué da Silva (MA)
Dr. Laercio Batista Junior (SC)
Dr. Luis Fernando Köhler (MT)
Dr. Marcos Cardoso Rios (SE)
Dra. Maria Letícia Raupp dos Santos (RS)
Dr. Maykon Jhuly Martins de Paiva (TO)