GTT discute ações pela Valorização Profissional

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 18 de outubro de 2023

gtt.png

O GTT de Valorização Profissional do CRF-PR realizou uma reunião online, no dia 16 de outubro, para discutir as propostas apresentadas no “Fórum Paranaense de Valorização da Profissão Farmacêutica”, realizado em 11 de agosto, na sede do CRF-PR.

Ponto a ponto foi debatido entre os membros do GTT e o objetivo agora, é a partir para ação para a implementação de tudo que foi levantado.

A comissão é formada pelos seguintes profissionais: Dr. Márcio Augusto Antoniassi, Dr. Luiz Gustavo Pires, Dr. José dos Passos Neto, Dr. Fabio Augusto do Carmo Santana, Dra. Vivian Gervasio, Dra. Fernanda Nader da Silva de Lima, Dra. Lia Mello de Almeida e Dra. Katherina Buba Calife.

O assessor Parlamentar do CRF-PR, Dr. José Carlos Tozetto Vettorazzi, também participou da reunião.

Confira as propostas de valorização levantadas durante o encontro:

1. Implementar de forma permanente o Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica.
  2. Regulamentação do técnico em farmácia.
  3. Fomentar a discussão a fim de dar seguimento em projeto de lei que garantam o adicional de insalubridade ao profissional farmacêutico.
  4. Regulamentar a carga horária do responsável técnico em matriz e filiais de transportadora de medicamentos.
  5. Estudar a viabilidade do dimensionamento/proporção profissional. Ex: um farmacêutico responsável por x técnicos/auxiliares.
  6. Visitas técnicas aos secretários da saúde e o prefeito com o material das experiências exitosas com a finalidade de garantir a assistência farmacêutica efetiva e inclusão do profissional na equipe multiprofissional.
  7. Projeto de Lei alterando a 6360, extinguindo o dispensário de medicamentos e regulamentando para farmácia, a qual deve seguir a legislação para tal.
  8. Residências profissionais: Pediatria, geriatria, entre outras.
  9. Incentivar a abertura e funcionamento das Associações de Farmacêuticos. Promoção de cursos pelo CRF-PR e CFF para as associações para que estas consigam se sustentar de forma independente.
  10. Incentivar a participação dos farmacêuticos nos diversos grupos. Ex: conselhos de saúde, da mulher, dos idosos, LGBTQIA+, conselho segurança, conselho político sobre drogas, conselho tutelar, meio ambiente, entre outros.
  11. Reforçar as campanhas de Valorização, mostrando o valor do farmacêutico para a população. Destaque para outras áreas de atuação, além da comunitária. Realização de campanhas valorizando o farmacêutico frente as outras profissões em pontos de ônibus, outdoors, dentro dos ônibus.
  12. Encontro dos farmacêuticos, representantes dos conselhos municipais de saúde do CRF-PR e de outras entidades farmacêuticas.
  13. Regulamentação da carreira pública do farmacêutico.