CRF-PR leva treinamento aos Farmacêuticos do Hospital do Câncer de Londrina

hosp_2.jpg
hosp_1.jpg
hosp_4.jpg

No último dia 21 de outubro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná - CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Hospitalar, e com o apoio do Conselho Federal de Farmácia - CFF, realizou mais um Curso Básico de Farmácia Hospitalar, dessa vez foi realizado no Hospital do Câncer de Londrina. O objetivo principal desse aprimoramento é proporcionar aos farmacêuticos uma sólida base de conhecimentos sobre a farmácia hospitalar, incluindo suas atribuições e atividades específicas, além de criar um espaço para a troca de experiências entre profissionais.

O treinamento reuniu mais de 50 pessoas, entre eles profissionais de diversos hospitais e instituições de saúde de Londrina e outras localidades da região, bem como acadêmicos do curso de Farmácia.

O Curso Básico de Farmácia Hospitalar que o CRF-PR leva aos profissionais, acontece em dois momentos: a parte teórica e a visita técnica. A primeira etapa aborda tópicos essenciais, como a atuação do farmacêutico hospitalar e a participação desse profissional nas atividades clínicas das unidades hospitalares.

Já a segunda, a visita técnica, aconteceu no Hospital Araucária de Londrina, local onde os farmacêuticos puderam acompanhar e conhecer toda a rotina, protocolos e organização da farmácia hospitalar da instituição.

De acordo com o farmacêutico clínico do Hospital do Câncer de Londrina, Dr. Renan Requena, a atividade promovida pelo CRF-PR, realizada na instituição, “foi de muito aprendizado sobre essa área tão importante de atuação do farmacêutico. A participação neste curso foi uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades e fortalecer os padrões de cuidados de saúde na instituição”, avaliou.

Já a coordenadora da farmácia hospitalar do Hospital Araucária, Dra. Rayssa Stefany, que acompanhou o grupo durante a visita, expressou sua gratidão e satisfação ao CRF-PR por promover uma iniciativa tão benéfica para a profissão.

Ministram o curso: Dra. Ana Paula Urnau, Dra. Flavia Serafim de Oliveira Sudo Nathália, ambas integrantes do GTT de Farmácia Hospitalar- CRF-PR, e a diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, realizou a abertura de forma online.
As farmacêuticas do Hospital do Câncer de Londrina, também realizaram as palestras: “Processo de gestão em farmácia de dispensação hospitalar” – Dra. Luana Fernanda Cequalini; “Farmácia Oncológica: Desafios e Perspectivas” – Dra. Fernanda Dias Figueira e “Farmácia Clínica na Oncopediatria: um olhar sobre a prática” – Dra. Nathalia Cristine Florêncio.

Os profissionais presentes elogiaram muito o curso e excelente conteúdo repassado.

Sobre o curso - O curso é uma idealização do Grupo de Trabalho em Farmácia Hospitalar do CRF-PR. A formação tem como objetivo promover capacitação aos farmacêuticos que atuam na área hospitalar, por meio da apresentação de conceitos e práticas de assistência farmacêutica, e também atualização técnica específica.