Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Conselho Estadual de Saúde comemora 20 anos


Data de publicação: 2 de junho de 2014

O Conselho Estadual de Saúde comemorou 20 anos nesta terça-feira (27). Na cerimônia foram homenageados os ex-presidentes do conselho, ex-secretários estaduais de saúde e ex-secretários executivos. O evento também marcou a abertura do Seminário de Comunicação para o Fortalecimento da Política do SUS.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, afirmou que a grande diferença da Saúde Pública no Brasil é a participação da comunidade, do controle social. “O SUS nasceu da vontade da população em ter uma saúde pública de qualidade e ele é construído diariamente ouvindo os seus usuários”, explicou. O Conselho Estadual de Saúde é composto por representantes de quatro segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. 50% dos conselheiros são representantes dos usuários do SUS.

Segundo Neto, a Comemoração de 20 anos mostra que o SUS está dando certo. “Os méritos do SUS são muitos e ainda pouco mostrados na grande mídia. Dificilmente ouvimos a imprensa falar do transplante de medula óssea realizado pelos SUS, que é referência para o mundo. Também não ouvimos que o programa de imunização (vacinas) público é o maior do mundo”, enfatizou.
O presidente enfatizou que o Conselho está organizando, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Conferência Temática de Saúde do Trabalhador, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho em Curitiba e, no final de 2014, a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. “Mas o mais importante é a realização do curso de capacitação de conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas dos conselhos de saúde”, explicou Neto. Até julho deste ano serão capacitados 750 conselheiros de 70 municípios do Paraná. O curso é fruto da parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que foi homenageado, afirmou que houve um amadurecimento inegável nas deliberações do Conselho Estadual de Saúde. “Esta é uma conquista de todos, pois no Conselho não existe inimigo do SUS”, enfatizou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo