Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Como o estresse pode levar a doenças cardiovasculares


Data de publicação: 30 de junho de 2014

Uma pesquisa publicada na revista Nature Medicine apontou a forma como o estresse pode acarretar em infarto e em acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os cientistas, situações estressantes elevam a produção de glóbulos brancos, células do sistema de defesa que, em excesso, prejudicam circulação do sangue nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos.
A pesquisa, que foi realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, avaliou 29 médicos que faziam residência na unidade de cuidados intensivos de um hospital. Segundo os pesquisadores, esse ambiente provoca muito estresse pelo ritmo acelerado de trabalho e pela responsabilidade depositada nos profissionais, que constantemente precisam tomar decisões sobre o tratamento de pacientes que correm risco de vida.
As amostras sanguíneas dos residentes retiradas enquanto eles trabalhavam eram comparadas com amostras retiradas nos dias de folga dos médicos. Os profissionais também responderam a um questionário sobre a exposição deles ao estresse.
Foi encontrada uma relação entre o estresse e os níveis de células do sistema imunológico. O estresse ativa mais as células-tronco da medula óssea, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. A equipe confirmou essa conclusão em experimentos feitos com camundongos em laboratório.

Fonte: Revista Veja
 

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

folder
Registro

Registro

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo