Negociações coletivas - SINDIFAR-PR

Fonte: SINDIFAR-PR
Data de publicação: 11 de setembro de 2014

O SINDIFAR-PR finalizou, nos últimos dias, a negociação com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá e com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Curitiba), referente ao período 2014/2015.

O novo piso salarial para os farmacêuticos que trabalham no comércio na base territorial de Maringá é de R$ 2.418,20 (8,75%), retroativo ao dia 01 de março de 2014 e o pagamento deste poderá ser quitado em até 3 parcelas.

Para o os farmacêuticos que trabalham em hospitais da base territorial de Curitiba (veja as cidades abaixo), o novo piso salarial é de R$ 2.428,55 (6,8%), mais o adicional de R$ 300,00 (auxílio alimentação/refeição), mais adicional de insalubridade (ver percentuais na CCT). A partir de primeiro de maio de 2014 os salários dos farmacêuticos serão corrigidos aplicando-se o percentual de 6,8% (seis vírgula oito por cento) sobre o salário praticado em primeiro de maio de 2013, e em janeiro de 2015 os salários serão corrigidos aplicando-se o percentual de 1,2% (um vírgula dois por cento) compensando-se os reajustes espontâneos concedidos neste período, respeitada a proporcionalidade.

Cidades que integram a base territorial do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná: Curitiba, Cerro Azul, Pontal do Sul, Almirante Tamandaré, Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Mandirituba, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Quitandinha, Adrianópolis, Piraquara, Contenda, Rio Negro, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande, Assis Chateaubriand, Ouro Verde do Oeste, São José da Palmeira, Terra Roxa, Tupassi, Marechal Candido Rondon, Nova Santa Rosa, Palotina, Santa Helena, Toledo, Jesuítas, Formosa do Oeste, Guaira, Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Missal, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Ramilândia, Diamante do Oeste, Mercedes, Terra Roxa, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi.

As CCTs – Convenções Coletivas de Trabalho estão disponíveis no site do SINDIFAR-PR (www.sindifar-pr.org.br). As demais negociações com os outros sindicatos estão em andamento.

Importante: o reajuste é retroativo ao dia primeiro de março para o comércio e distribuidoras, primeiro de maio para os hospitais e laboratórios e primeiro de setembro para a indústria.

Negociações finalizadas em 2014:
a)     Comércio – Santo Antonio da Platina: 9% – R$ 2.479,27 + benefícios
b)     Hospitalar – Maringá: 6,5%) – R$ 2.157,00 + benefícios
c)     Comércio – Curitiba: 8,75% – R$ 2.418,20

Negociações finalizadas em 2013:
a) Hospitalar – Campo Mourão e Cianorte: 7,5% – R$ 2.025,00 + auxílio alimentação + adicional de insalubridade.
b) Comércio – Oeste do Paraná (Cascavel): 9% – R$ 2.185,50
c) Comércio – Paranavaí: 9% – R$ 2.235,79
d) Distribuidoras (Paraná): 9% – R$ 2.223,60
e) Comércio – Londrina: 9% – R$ 2.186,12
f) Indústria (SINQFAR): 8,5% + participação nos resultados – R$ 2.320,02
g) Laboratórios: 7,8% – R$ 1.965,50 + auxílio alimentação para algumas regiões.

Fonte: SINDIFAR-PR