CFF lança hotsite sobre Residência em Farmácia

Fonte: CFF
Data de publicação: 6 de outubro de 2014

Nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, durante a sua 423ª Reunião Plenária, realizada em São Paulo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, um hotsite para divulgação de informações sobre programas de Residência Multiprofissional em Saúde com vagas para farmacêuticos.

"A ideia de colocar o site no ar surgiu da preocupação com a perda de vagas para graduados em Farmácia oferecidas no Brasil", explica a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, uma das idealizadoras do projeto, executado por Maria Isabel Lopes, da Assessoria de Comunicação do CFF, a custo praticamente zero.

"Apoiamos a residência por acreditar no modelo de formação que ela se propõe e pelos princípios que a fundamentam: atuação centrada no usuário, humanização, integralidade, trabalho em equipe e desenvolvimento do SUS", diz Walter Jorge João.

No País existem 938 Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde em funcionamento. Na modalidade Multiprofissional 136 incluem profissionais de Farmácia. Já na Uniprofissional ou Área Profissional da Saúde, o número é de 08 programas exclusivamente em Farmácia e 01 de Análises Clínicas.

No ano de 2014, foram oferecidas 428 vagas em PRMS para farmacêuticos, em contrapartida a um número mais de 18,5 mil egressos de cursos de graduação em Farmácia. "É uma participação pequena. Queremos estimular o ingresso dos farmacêuticos", comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Desde que foi promulgada a Lei 11.129/2005, que criou a Residência Multiprofissional em Saúde, o Conselho Federal de Farmácia tem procurado participar ativamente do processo de implementação dos programas de capacitação profissional.

"Além de participar das atividades relacionadas à Residência Multiprofissional nos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando junto às Câmaras Técnicas assessoras da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, o CFF tem procurado estimular a participação dos farmacêuticos nos programas, por meio de sua divulgação", comenta a representante dos conselhos profissionais da saúde na Comissão, a também assessora da Presidência do CFF e integrante da Comissão de Ensino Farmacêutico e Pós Graduação do Conselho, Zilamar Costa Fernandes.

A Residência Multiprofissional em Saúde estimula o exercício da Farmácia com foco no cuidado com o paciente, alinhando-se à pauta prioritária da agenda da instituição desde a posse da atual diretoria, que apoia o avanço do movimento clínico de farmacêuticos, no Brasil.

"Existem evidências muito sólidas de que, desde os anos 70, a participação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma colaborativa com outros profissionais da saúde, melhora a eficiência e os resultados do uso de medicamentos", destaca o presidente do CFF.

Site já está no ar, clique aqui e acesse.