CRF-PR realiza Plenária comemorativa ao dia Internacional

Diretoria2dia.jpg
Diretoria2dia2.jpg
DrGustavople.jpg

Durante a 940ª Reunião Plenária do CRF-PR, que foi também uma ocasião comemorativa, alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro, realizada nos dias 21 e 22/09, em Curitiba, a diretoria realizou uma linda homenagem ao farmacêutico, Dr. Arnaldo Zubioli, ele que já foi presidente do CFF e do CRF-PR e segue ativo pelas causas farmacêuticas.

A homenagem ao Dr. Arnaldo foi uma das primeiras atividades do dia 21 (clique aqui para a matéria completa), apesar de sua ausência justificada no dia, o homenageado recebeu a notícia com grande entusiasmo e alegria e aceitou receber este reconhecimento público da entidade por sua atuação, protagonismo e luta pelo setor farmacêutico.

Em seguida, os conselheiros iniciaram as discussões sobre diversos assuntos que envolvem a classe farmacêutica, além de assuntos relacionados à administração do Conselho.

Foram apresentados ao Plenário os assuntos administrativos do setor financeiro e de cadastro, além do balanço da fiscalização e o julgamento de processos éticos disciplinares.

O segundo dia de reunião iniciou com a palestra temática, “Os desafios da indústria farmacêutica no desenvolvimento de produtos à base de canabidiol”, ministrada pelo farmacêutico, Dr. Liberato Brum, gerente de Inovação e Pesquisa Clínica da Prati-Donaduzzi*. Dr. Liberato ressaltou que o assunto Canabidiol chama muita atenção no mercado e, como ele destaca, a Prati-Donaduzzi foi a primeira empresa do Brasil a chegar com esse produto nacional no mercado interno. “Trabalhamos desde 2014 na pesquisa e desenvolvimento do produto, realizando inclusive todos os estudos pré-clínicos e clínicos necessários para assegurar a sua segurança e eficácia terapêutica. Durante a palestra apresentei o caminho necessário para o desenvolvimento de um produto farmacêutico, bem como os estudos clínicos já realizados até o momento, demonstrando os diferenciais do produto da Prati-Donaduzzi e sua importância para que o paciente tenha um produto com qualidade assegurada", relatou o palestrante, comentando que ainda há muita desinformação sobre o tema. Os conselheiros demonstraram grande interesse na discussão desse tema, que vem ao encontro à disseminação da informação correta e com propriedade sobre esse novo produto, de grande relevância para a comunidade científica.

Em seguida, o conselheiro federal pelo Paraná, Dr. Gustavo Pires, apresentou os informes do CFF ao Plenário, o gerente técnico científico do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewicz, fez uma retrospectiva do CRF-PR SUMMIT 2023 com um breve resumo de tudo que foi dito no evento de enorme repercussão e sucesso, realizado pelo CRF-PR, a reunião finalizou com a palavra dos conselheiros.

>> SOBRE A PRATI-DONADUZZI*

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Clique aqui para assistir o primeiro dia da plenária

Clique aqui para assistir o segundo dia da plenária