Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

DATA DA SAÚDE: Gravidez na adolescência


Fonte: CIM CRF-PR
Data de publicação: 1 de fevereiro de 2024
Fotos: CRF-PR
Créditos: CIM CRF-PR

01_02_semana_nacional_de_prevenção_da_gravidez_na_adolescencia_site.png

A adolescência (10 a 20 anos incompletos) é um período de grandes transformações físicas e psíquicas como também rica em possibilidades, descobertas e novas experiências, portanto ações que envolvam informação, orientação sobre sexualidade e cuidados com a saúde são essenciais para a prevenção da gravidez não intencional, que impacta as condições de saúde dos adolescentes, seu desenvolvimento, e consequências na vida adulta.

Dados de 2019 mostraram que no Brasil, um em cada sete bebês foi filho de mãe adolescente. A cada hora nasceram 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Um dado preocupante é o número de bebês com mães de até 14 anos que contabilizou 19.330 nascimentos, o que significa que a cada 30 minutos, uma menina de 10 a 14 anos tornou-se mãe!

Das gravidezes que ocorreram na adolescência, 66% foram não intencionais, o que significa que a cada 10 adolescentes que engravidaram, 7 referiram ter sido “sem querer”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além da possibilidade de agravamento de problemas socioeconômicos já existentes. Para a adolescente gestante, por exemplo, existe maior risco de mortalidade materna. Já para o recém-nascido, o risco aumenta para anomalias graves, problemas congênitos ou traumatismos durante o parto (asfixia, paralisia cerebral, entre outros).

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade, sobre direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, incluindo o uso inadequado de contraceptivos.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada anualmente na semana de 01-08 de fevereiro, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência não intencional.

Medidas de prevenção da gravidez na adolescência incluem:

  • Orientação sobre planejamento familiar, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos;
  • Desenvolvimento de ações para meninos e meninas adolescentes, abordando temas como: responsabilização dos meninos na prevenção da gravidez; estupro de vulnerável; consentimento; consequências de uma gestação na adolescência, métodos contraceptivos; dupla proteção; importância de conhecer o seu corpo; respeitar suas vontades, afetividade e projetos de vida.
  • Disponibilização de métodos contraceptivos ajustados às necessidades e planos de cuidados de cada pessoa, inclusive de anticoncepção de emergência e DIU;
  • Ampliação do acesso aos preservativos (feminino e masculino) por livre demanda.

 

 

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 01 a 08/02 – Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-adolescente/publicacoes/semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia>. Acesso em 24 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência – 01 a 08/02. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-01-a-08-02/>. Acesso em 24 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota técnica nº 4/2023-CACRIAD/CGIRAS/DGCI/SAPS/MS. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-adolescente/publicacoes/semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia>. Acesso em 24 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde dos adolescentes. Gravidez na adolescência: saiba os riscos para as mães e bebês e os métodos contraceptivos disponíveis no SUS. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/gravidez-na-adolescencia-saiba-os-riscos-para-maes-e-bebes-e-os-metodos-contraceptivos-disponiveis-no-sus>. Acesso em 24 jan. 2024.

 

>> LIVE:

 

 

Com o objetivo de orientar os farmacêuticos sobre a gravidez na adolescência, o CRF-PR realizará uma live no próximo dia 06/02, abordando o tema: "O Papel do Farmacêutico na Prevenção da Gravidez na Adolescência".

A palestra está agendada para o dia 06/02 (terça-feira) às 10h.

Saiba mais em: https://crf-pr.org.br/evento/view/2384

 

 

 

 


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo