Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Institucional

O que é?


O uso racional de medicamentos consiste no recebimento do medicamento adequado para as necessidades clínicas do paciente, na dose correspondente aos seus requisitos individuais, durante o período adequado e ao menor custo possível para ele e para a sociedade. Para tanto, a disponibilidade de fontes de informação técnico-científicas sobre medicamentos que sejam confiáveis, atualizadas e independentes, assim como sua utilização apropriada, são requisitos indispensáveis.

Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, constituindo uma ótima estratégia para atender necessidades particulares de informação. Para isso, contam com fontes de informação sobre medicamentos apropriadas e com profissionais especialmente capacitados que geram informação independente e pertinente às solicitações formuladas ou à necessidade que se identifique.

Em 1962 foi criado o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do mundo, no Centro Médico da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A notória ajuda que os CIM trouxeram para o desenvolvimento da farmacoterapêutica racional teve como consequência a rápida difusão dessa atividade pelo mundo.

Em 1995 o Conselho Regional de Farmácia do Paraná implantou o seu CIM, visando melhorar as condições de trabalho da classe farmacêutica paranaense. Hoje o CIM/CRF-PR conta com dois farmacêuticos trabalhando em período integral e recebe dúvidas enviadas por farmacêuticos de todo o estado. Desde 2013, o CIM/CRF-PR passou a ser signatário da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (Rebracim), instituída pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 2647/2013.

Contato:
Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1296 - Hugo Lange - Curitiba/PR  |  CEP: 80040-452
Telefone/fax: (41) 3363-0234

Equipe:

Jackson Carlos Rapkiewicz
Farmacêutico Industrial pela UFPR
Mestre em Farmacologia pela UFPR

Rafaela Grobe
Farmacêutica Industrial pela UFPR
Especialista em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos pela PUC-PR

Karin Juliana Bitencourt Zaros
Farmacêutica Bioquímica pela PUC-PR
Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar pela UNINTER

Para encaminhar uma dúvida ao CIM/CRF-PR, clique aqui.



save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração


topo