Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Institucional

Sustentabilidade


O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), pensando na sociedade, meio ambiente e sustentabilidade, criou o Projeto Innovare. O programa tem o objetivo de identificar, incentivar e reconhecer os funcionários que colaboram com a melhoria da instituição através de um simples projeto, seja na implantação de alternativas sustentáveis ou no aperfeiçoamento das rotinas administrativas. Por meio dessa ação interna, o CRF-PR segue uma filosofia para assegurar e promover a qualidade de vida das próximas gerações, entendendo a importância da conservação do meio ambiente e do respeito ao ser humano. Consciente da importância e do efeito de suas ações, o CRF-PR está comprometido com a gestão ambiental. Confira abaixo algumas ações já implantadas na entidade:

 

1) Redução no uso de papel

Buscando a redução do uso de papel, o CRF-PR passou a enviar o holerite (comprovante de pagamento) aos funcionários por meio digital. Com a política de imprimir apenas o necessário, os Colaboradores, Diretores, Conselheiros e Membros de Comissão Assessora foram orientados a adotar uma gestão eletrônica de documentos. A produção de papel está entre as atividades industriais que mais causam danos ao meio ambiente. Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias de 2 a 3 toneladas de madeira, além da utilização muito grande de água. Com uma simples ação como essa, o CRF-PR já está contribuindo para a preservação do meio ambiente.

 

2) Reciclagem do óleo de cozinha

A reciclagem do óleo é extremamente importante para a conservação do meio ambiente, já que um único litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água. Portanto, todo mundo deve fazer sua parte para impedir que esses números se multipliquem. Sabendo disso, o CRF-PR disponibiliza na sua sede um local adequado para a coleta do óleo de cozinha usado. Além da sustentabilidade, a ação gera economia: 10% do produto recolhido volta em forma de material de limpeza para a entidade. É rápido, simples e tem um efeito gigantesco para a natureza.

 

3) Economia de água

Você sabia que até mesmo na hora de dar descarga é possível economizar água? A solução foi inserir uma garrafa com água na caixa aclopada. Depois de dar a descarga, o reservatório começa a encher de água, porém, com a garrafa dentro, todo o espaço que seria preenchido agora conta com a garrafa, preservando o gasto excessivo de água. Com o projeto implantado na maioria dos banheiros da sede do CRF-PR, já é possível estimar uma economia de 6 mil litros de água por mês.

 

4) Economia de energia

O ideal é que a temperatura do ar condicionado fique ajustada entre 21ºC e 23ºC, para que a diferença de temperatura do ambiente externo e interno não seja tão drástica, reduzindo a carga térmica e, consequentemente, fazendo com que o ar condicionado trabalhe menos. A economia de energia pode atingir 50%.

 

5) Redução do lixo

A substituição do uso de copos de plásticos por canecas é uma ação consolidada no CRF-PR. Os colaboradores e visitantes evitam o uso do material descartável, incluindo misturadores de plástico, pensando no tempo de decomposição de um copo de plástico (de 250 a 400 anos). Com esse dado concluímos que muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. O uso do descartável fica ainda mais contraditório se pensarmos que a vida útil é muito pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display). Em um ano, o CRF-PR poderá economizar 5 mil copos de plásticos, resultando em mais um ganho para o meio ambiente. 



2.jpg
1.png


newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.


topo