Foz do Iguaçu recebe farmacêuticos para Encontro de Fiscalização Sul, Sudeste e Centro Oeste

Data de publicação: 24 de setembro de 2012

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou nos dias 20 e 21 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o Encontro de Fiscalização Sul, Sudeste e Centro Oeste. O evento teve como tema “A fiscalização com qualidade, legalidade e responsabilidade” e contou, em sua programação, com a apresentação de casos, discussão e análise jurídica de situações vivenciadas no ato da fiscalização. De acordo com o Presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (Cofisc/CFF), José Gildo, toda programação foi planejada e executada para proporcionar a participação efetiva dos farmacêuticos fiscais e diretores de Conselhos Regionais.

Na abertura do evento, o Presidente do CFF, Walter Jorge João destacou o trabalho da Cofisc na coordenação de eventos que proporcionam o debate sobre a atividade de fiscalização e lembrou que o crescimento da Farmácia, no Brasil, depende de união. “É preciso fortalecer e promover a constante atualização e capacitação dos nossos fiscais. O crescimento é necessário e a mudança sempre traz novos desafios. Estaremos prontos e fortes se estivermos unidos em prol de um objetivo comum: o crescimento da farmácia brasileira”, disse Walter Jorge João.

O Presidente (em exercício) do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF/PR), Dr. Dennis Armando Bertolin agradeceu a presença dos farmacêuticos fiscais e diretores de Conselhos Regionais de Farmácia das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e lembrou da importância do evento. “É nosso dever trabalhar em função da saúde e, na atividade de fiscalização, é nossa a responsabilidade de orientar e informar os colegas farmacêuticos sobre as práticas corretas no exercício da profissão dentro das farmácias”, disse.

O Brasil possui, hoje, cerca de 160 mil farmacêuticos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Farmácia e pouco mais de 150 farmacêuticos em atividade de fiscalização. O Vice-Presidente do CFF, e Conselheiro Federal pelo Paraná, Valmir de Santi, afirmou que o trabalho de fiscalização reflete, diretamente, na qualidade dos serviços que o farmacêutico presta à sociedade. “Precisamos de valorização do farmacêutico em todas as suas áreas de atuação, incluindo a atividade de fiscalização e, em especial, na saúde pública. Para tanto, o CFF está implantando um novo modelo de gestão com a parceria de prefeituras no sentido de inserir o farmacêutico nos serviços públicos de saúde e , assim, promover o uso racional de medicamentos e a melhoria na qualidade de vida da população”, completou Valmir de Santi.

Autor: Veruska Narikawa, com informações de Ana C. Bruno, da Assessoria de Imprensa do CRF/PR

Clique aqui veja mais fotos do Encontro regional de Fiscalização