Audiência pública discute a venda de emagrecedores proibidos pela Anvisa

Data de publicação: 10 de outubro de 2012
Fotos: Thinkstock

Deputados, representantes da classe médica, farmacêutica e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reuniram-se na tarde da última terça-feira, 9/10, na Câmara dos Deputados para debater, após uma ano de sua entrada em vigor, a decisão da Anvisa, que vetou a comercialização de medicamentos inibidores de apetite como mazindol, femproporex e dietilpropina.

Durante a audiência, presidida pelo deputado federal Luiz Henrique Mandetta, os representantes dos Conselhos Federais de Farmácia e Medicina, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica e da Associação Brasileira de Nutrologia, foram enfáticos ao discordarem da proibição da Anvisa. Durante as apresentações, houve a proposta de realização de pesquisas nacionais sobre o assunto, tendo em vista que pesquisas norte-americanas não refletem a realidade brasileira.
Já a Anvisa manteve o posicionamento da Câmara Técnica de Medicamentos (CATEME), que sugere inclusive a retirada da sibutramina do mercado. Alguns deputados também participaram da audiência como a farmacêutica Alice Portugal, Jô Moraes, Nilda Goldin e Eleuses Paiva.

O CRF-SP se fez presente na audiência e mantém seu posicionamento contrário à proibição dos anorexígenos. Em fevereiro de 2011, a Entidade apresentou um parecer técnico fundamentando a eficácia dos medicamentos por meio de estudos que demonstram a ação dessas substâncias na perda de peso, desde que utilizadas de forma racional.

De acordo com o deputado Mandetta, as informações colhidas não foram suficientes para elucidar o assunto e é possível que haja convocações e solicitação de dados complementares.

Fonte: CRF-SP