1° Fórum Sul Brasileiro de Análises Clínicas e I Simpósio de Análises Clínicas

Data de publicação: 26 de novembro de 2012

Curitiba sediou o “1° Fórum Sul Brasileiro de Análises Clínicas” e “I Simpósio de Análises Clínicas” que aconteceram de 23 a 24 de Novembro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. A ocasião contou com a presença de profissionais renomados, sendo uma excelente oportunidade para a atualização profissional, troca de experiências e conhecimentos na área de análises clínicas. Esta iniciativa foi resultado dos esforços dos Conselhos de Farmácia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – Regional Paraná (SBAC-PR) que visou discutir questões inerentes aos laboratórios, sejam elas técnicas, legais, politicas ou econômicas, sendo um espaço aberto não só para o debate sobre a sustentabilidade do segmento, mas principalmente para prover o fortalecimento e a união dos profissionais atuantes nas Análises Clínicas.

O “1° Fórum Sul Brasileiro de Análises Clínicas” realizado nos dias 23 e 24 de novembro foi composto por 04 mesas redondas com formato mais político, onde foram debatidos os seguintes temas: Panorama Mercadológico e Legal dos Farmacêuticos nas Análises Clínicas com mesa presidida pela Presidente do CRF-SC, Dra. Hortência Salet Tierling, Gestão e Mercado - Desafios com mesa presidida pela Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, Cenário Acadêmico, com mesa Presidida pelo Presidente do CRF-RS Dr. Diogo Miron e Áreas de Atuação com mesa presidida pelo Vice-Presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi. O Fórum contou ao todo com a presença de 50 participantes.

Já o “I Simpósio de Análises Clínicas” contou com a presença de 90 participantes, entre profissionais farmacêuticos e acadêmicos que puderam conferir a solenidade de abertura do evento, realizada na noite do dia 23 de novembro, com uma Palestra Magna sobre o Mercado de Trabalho (Unificar Análises Clínicas e Citologia) ministrada pelo Farmacêutico Dr. Jerolino Lopes Aquino - Vice Presidente da SBAC Nacional e Membro da Comissão de Análises Clínicas do CFF.

Dando sequência ao evento, no dia 24 de novembro o Simpósio promoveu quatro mesas redondas para discussão de assuntos como:  Microbiologia,  Biologia Molecular de A a Z e Hematologia (Imunohematologia).  Para Dra. Marisol Dominguez Muro, a ocasião cumpriu com seu objetivo, assim permitindo que entidades e profissionais pudessem debater a atividade de análises clínicas no sul do país, a fim de levantar questões importantes que possam contribuir para o segmento. “A evolução do setor está diretamente ligada à união dos profissionais que atuam na área, durante o evento foi perceptível a representatividade de todas as entidades que estavam ali presentes para que o debate sobre a sustentabilidade do segmento possa continuar e assim fortalecer a união para a valorização das Análises Clínicas” disse.

Segundo Dra. Hortência Sallet  Muller Tierling, a ação conjunta dos Conselhos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e  entidades, prova que a união pode contribuir para o crescimento do setor como um todo, sendo essencial para a valorização da atividade.  Dra Hortência ainda parabenizou as três comissões de análises clínicas que se uniram para a realização deste evento.

Participaram dos eventos representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das seguintes autoridades e profissionais: Dr. Valmir de Santi, Vice Presidente do CFF, Dr. Irineu Grimberg – Presidente da SSBAC. Dra. Cinthia Bordin, Coordenadora do Curso de Farmácia da PUC-PR, Dr. Sérgio Suguri Siqueira, Decano da Escola de Saúde e Biociências da PUC-PR, Dr. Carlos Roberto Audi Ayres – Presidente do Sindicato de Análises Clínicas do Paraná, Dr. Emyr Roberto Carobene Franceschi – Vice Presidente do SINDIFAR-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, Presidente do CRF-PR, Dr. Dennis Armando Berolini, Vice-Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubiolli, Diretor Tesoureiro do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Diretora Secretária Geral do CRF-PR, Dra. Hortência Sallet  Muller Tierling, Presidente do CRF-SC, Dr. Diogo Miron, Presidente do  CRF-RS, Dr. Roberto Canquerini, Diretor Secretário do CRF-RS, Presidente da Fenafar, Dr. Ronald Ferreira dos Santos. Além de membros da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PR, Dr. Everson Augusto Krum, Dr. Maurício Turkiewicz e Dra. Jaqueline Plewka.

A realização foi do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC) e Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e contou com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Sociedade Brasileira de Analises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Analises Clínicas – Regional Paraná (SBAC-PR), PontíficIa Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Associação Paranaense de Farmacêuticos (ASPAFAR). O evento teve ainda o patrocínio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas e da Equilibra – Instituto de Pós Graduação.