Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Prêmio Jayme Torres terá uso racional de medicamentos por tema


Data de publicação: 15 de março de 2013

O uso racional de medicamentos (URM) será o tema da próxima edição do Prêmio Jayme Torres de Farmácia, realizado anualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A escolha foi feita pela Comissão responsável pelo Prêmio, levando em consideração os alcances sanitário e social do URM e o fato de ser um assunto do interesse de farmacêuticos que atuam em vários segmentos profissionais. As inscrições abrem-se, no dia 3 de junho, e se encerram, no dia 3 de agosto de 2013. O regulamento será publicado no site do CFF.

Assunto de relevância internacional, o uso racional de medicamentos é objeto de políticas de governos, no mundo inteiro, e tem merecido esforços de vários países, com vistas a que se chegue ao que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a questão. O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de graves problemas de saúde e gastos para os sistemas público e privado de saúde.

Por isto, o uso racional é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos instituída pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. A promoção do URM foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde, por meio da Resolução número 338, de 6 de maio de 2004, como um dos itens da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

As sociedades têm que fazer com que seus pacientes recebam medicamentos apropriados para as suas necessidades clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por tempo adequado e ao menor custo. Assim, estará atendendo ao que a OMS preconiza como uso racional de medicamentos. O uso inadequado desses produtos gera consequências – algumas de severa importância – para a saúde dos indivíduos, em vez de atuar em favor de sua saúde.

ESTÍMULO - Criado pelo CFF, no dia 27 de março de 2002, por meio da Resolução Normativa número 376/02, o Prêmio Jayme Torres tem por objetivo estimular a pesquisa científica e a produção intelectual entre farmacêuticos e estudantes de Farmácia, através de artigos versando sobre as diferentes atividades profissionais. Com a premiação, o Conselho identifica, reconhece e difunde experiências farmacêuticas que contribuem para a melhoria das condições de saúde da população.
 
Fonte: CFF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo