CRF-PR realiza 816ª Reunião Plenária

Data de publicação: 2 de abril de 2013
Fotos: Assessoria de Comunicação CRF-PR

A 816ª Reunião Plenária do CRF-PR foi realizada no dia 22 de março no Auditório do CRF-PR em Curitiba. Na ocasião foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o CRF-PR e o CREA-PR. O termo tem por objeto sistematizar a cooperação entre as partes visando o aprimoramento, a integração e a agilizar procedimentos referentes à fiscalização das atividades profissionais entre as duas entidades, além de criar um canal de comunicação permanente para troca de informações e ações conjuntas institucionais nas respectivas áreas de atuação. O termo foi assinado pela Presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro e pelo Presidente do CREA-PR e também Secretario Municipal do Trânsito, Joel Kruger.  A Reunião Plenária também contou com a presença do Superintendente Executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Dr. Luiz Armando Erthal que destacou a necessidade da reestruturação da Assistência Farmacêutica em Curitiba. Segundo Dr. Luiz Erthal há insuficiência de Farmacêuticos na Rede Municipal, e já há um projeto sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para a contratação de novos farmacêuticos, visando melhor atender ao município. Ele ainda citou o “QUALIFAR SUS”, programa de aprimoramento desenvolvido pelo Ministério da Saúde que tem promovido a implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Dr. Luiz Erthal também enfatizou a importância do contato do farmacêutico com a população e em toda a cadeia do medicamento, desde a compra, recebimento, até a utilização pelo usuário.

Durante a Plenária, a Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro relatou sua participação na Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia realizada em Brasília no último dia 20 e 21 de março e comentou sobre o Projeto de Lei 4135/12 que determina a presença do farmacêutico nas unidades do Sistema Único de Saúde. O projeto prevê que as Unidades de Saúde do SUS, que dispõem de farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos deverão obrigatoriamente manter em seus quadros, profissionais farmacêuticos habilitados e inscritos no respectivo Conselho Regional de Farmácia. Dra. Marisol reiterou o integral apoio do CRF-PR ao projeto e acrescentou que Assistência Farmacêutica deve ser desempenhada pelo profissional competente e capacitado, sendo prestada de forma adequada em todos os serviços de saúde que dispensem medicamentos. Participaram da Plenária,  o Vice- Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Valmir de Santi, a Diretoria do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro, Presidente, Dr Dennis Armando Bertolini, Vice Presidente, Dr Arnaldo Zubioli, Diretor Tesoureiro, Dra Mirian Ramos Fiorentin, Diretora Secretária, demais Conselheiros e Fiscais.

Assessoria de Comunicação CRF-PR