Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

COIFFA - Congressos discutem ensino farmacêutico


Data de publicação: 7 de junho de 2013

Coordenadores e professores de cursos de Farmácia do Brasil e dos países das Américas, de Portugal e Espanha, diretores do Conselho Federal de Farmácia (CFF),  e Conselheiros Federais se reuniram, em Brasília para discutir o ensino farmacêutico, nos países ibero-americanos. Eles participam da “XVI Conferência Ibero-americana de Faculdades de Farmácia” e “V Congresso Íbero-americano de Ciências Farmacêuticas”, da Coiffa (Conferência Ibero-americana de Faculdades de Farmácia), realizados paralelamente à ”VIII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica”, do CFF. Os eventos tiveram por tema central “Ciências farmacêuticas: formação, inovação e serviço” promovidos pelo CFF. Na ocasião o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) foi representado pela Farmacêuticas, Dra Cynthia Bordin e Dra. Nilce Nazareno da Fonte, membros da Comissão de Educação do CRF-PR.


O Presidente do CFF, Walter Jorge João, disse, em discurso proferido na solenidade de abertura dos eventos, que o novo contexto socioeconômico e de saúde impõem transformações radicais às populações de todo o mundo, oferece-lhes novas necessidades em saúde e diferentes respostas terapêuticas. “Essas mesmas mudanças reverberam profundamente em nossa profissão, como a gritar pelo nosso socorro sob a forma de cuidados clínicos”, salientou Dr. Walter Jorge.
Disse que o ensino farmacêutico precisa ficar atento a essas novas realidades, e acompanhar as tecnologias de que os futuros farmacêuticos irão se valer, na lida do dia-a-dia, assim que saírem da universidade. “As faculdades devem fazer um ajuste de rota, sob pena de o ensino que oferecem não mais atenderem às necessidades sanitárias, sociais, mercadológicas e profissionais dos seus países”, alertou.

Ele elogiou a Coiffa pela disposição e inquietação de buscar o fortalecimento do ensino farmacêutico. “Não é sem motivo que universidades de 19 países estão filiadas à entidade. A resposta para o seu tamanho está em sua credibilidade. Está na confiança que ela inspira”, realçou o Presidente do CFF.


TEMAS - A Coiffa trouxe para o Brasil discussões em torno do tema central “Ciências Farmacêuticas: formação, inovação e serviço”. As suas sessões temáticas, minicursos, palestras e painéis abordarão, ainda, assuntos, como “Educação farmacêutica”, “Formação para a farmácia comunitária”,
“Farmácia como estabelecimento prestador de serviços de saúde”, “As análises clínicas no contexto da rofissão farmacêutica”, “Práticas em serviços”, “Logística reversa”, “Práticas pedagógicas de avaliação”, “Práticas integrativas e complementares”, “Falsificação de medicamentos” e outros.

INOVAÇÃO – Já o Presidente dos Congressos, professor Radif Domingos, de Goiás, afirmou, em seu discurso, que a busca da inovação é um dos desafios que devem ser enfrentados pelas faculdades de Farmácia. Ele destacou o número de trabalhos científicos (205) apresentados por farmacêuticos de todo o País. Segundo ele, o significativo número é prova do sucesso dos eventos da Coiffa. Radif Domingos foi Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Já o Presidente da Coiffa, José Augusto Guimarães Morais, de Portugal, ressaltou o sentido de aproximação entre as faculdades de Farmácia e farmacêuticos dos países das Américas, Portugal e Espanha. “Este é um momento alto de aproximação entre os povos ibero-americanos”, reforçou. Segundo Morais, quando se discute o ensino farmacêutico, deve-se levar em conta o seu sentido de transnacionalidade, decorrente da complexidade da profissão e da quebra de fronteiras que deve haver no setor. José Augusto Morais é professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.


Fonte: Assessoria de Comunicação CFF
 

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo