Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Ação no Sudoeste mostra a importância do uso correto de Medicamentos


Data de publicação: 12 de junho de 2013

A Seccional do CRF-PR do Sudoeste promoveu no último dia 08 de junho no Calçadão Central de Francisco Beltrão uma  mobilização  para mostrar  o correto armazenamento e descarte de medicamentos.

O evento surgiu de uma parceria entre Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), 8ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Unipar, Unisep e Essei. A campanha contou com a participação de acadêmicos de Farmácia e Profissionais Farmacêuticos realizando atividades como:
Orientações sobre o correto descarte de medicamentos, exames de aferição de pressão, testes de glicemia capilar, além da distribuição de panfletos informativos com explicações e dicas sobre o uso racional de medicamentos e de como prevenir doenças comuns, como hipertensão, diabetes e rinite.


"Esse é o 2º Dia do Uso Racional de Medicamentos. Além de indicar o que fazer com medicamentos vencidos, queremos mostrar o que fazer com os medicamentos que sobram, já que muitas vezes as embalagens vêm com mais pílulas do que o necessário"
, disse Dr. Benvenuto Juliano Gazzi, farmacêutico coordenador  da Seccional do CRF-PR  de Francisco Beltrão.
Ele comenta que o descarte incorreto pode causar contaminações. "Se simplesmente se jogar no lixo, ou no esgoto, pode contaminar a água. Estudos já mostram que os medicamentos jogados na rede pluvial estão influenciando na reprodução dos peixes. "Estamos indicando as pessoas a guardar a nota fiscal dos medicamentos comprados já que acreditamos que, até o final do ano, esses medicamentos poderão ser devolvidos nas farmácias para o descarte correto". completa.

A Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro esteve presente no evento e  falou sobre a importância do descarte correto de medicamentos. "O medicamento não pode ser jogado no leito dos rios através das pias e nem no lixo comum. Medicamento é produto químico e nós temos que ter essa consciência". Sobre a lei, ela frisou que levará ao principio da logística reversa". O gerador, que hoje é a indústria farmacêutica, também será responsável por essa coleta. A partir do momento que isso seja classificado, a lei entra em vigor", relata.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR con informações Jornal de Beltrão

 

folder
Registro

Registro

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo