INTERNACIONAL - Vice-Presidente do CFF elege-se Vice-Presidente da AFPLP

Data de publicação: 17 de junho de 2013

O Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi, é o novo Vice-Presidente da AFPLP (Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa). Ele foi eleito para o cargo, durante a assembleia-geral da entidade, realizada, no fim de maio de 2013, em Luanda (Angola), paralelamente ao X Congresso Mundial da Associação. Na mesma eleição, o Diretor Secretário-Geral do CFF, José Vílmore Silva Lopes Júnior, foi escolhido Presidente do Conselho Fiscal da AFPLP. Lucilo Williams, de Moçambique, elegeu-se Presidente da instituição. O mandato da nova diretoria vai até 2014. A busca pela integração entre os profissionais dos países lusófonos foi o tema recorrente na assembleia-geral e será uma das metas desta gestão.

Criada, em 1993, a AFPLP reúne as instituições representativas dos farmacêuticos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A África portuguesa ainda não conseguiu dar um grande salto em direção ao fortalecimento da profissão farmacêutica, mas são crescentes as manifestações entre os profissionais pela implantação de uma política pública para o setor e a criação de elos que unam os profissionais dos países.

Nesse sentido, a 13ª Assembleia Geral da AFPLP aprovou, por unanimidade, uma resolução em favor da prestação de serviços profissionais pelas farmácias que será encaminhada à população e aos governos dos países. Por outro lado, a diretoria eleita já alinhava propostas de ação para estes dois anos de gestão.

PROPOSTAS - Entre as propostas apresentadas pelo Presidente eleito Luilo Williams estão a criação de um selo de qualidade a ser emitido pela Associação às faculdades de farmácia; a criação e coordenação de um mestrado online multicêntrico (Brasil e Portugal) que contemplaria professores, coordenadores de cursos e estudantes de Farmácia; instituição de bolsas de ensino, em mestrado e doutorado, para estudantes dos países lusófonos; divulgação de cursos de pós graduação; implantação de tutoria de jovens farmacêuticos sob a liderança de farmacêuticos sêniors; implantação de um prêmio farmacêutico lusófono, entre outras.

X CONGRESSO - A qualidade dos serviços farmacêuticos prestados, nas farmácias, e a busca por uma interação com as populações e suas reais necessidades em saúde, foi um dos temas debatidos no X Congresso da AFPLP. Outro assunto abordado no evento foi a necessidade de os países implantarem os seus sistemas de registo e aprovação de medicamentos, bem como sistemas de farmacovigilância.

Durante o evento, foram apresentados os modelos de saúde e de Farmácia dos países de língua portuguesa. Os congressistas reconhecem que as farmácias brasileiras estão migrando para um modelo mais focalizado nos cuidados farmacêuticos.

Outro instante relevante do Congresso foi a formação do Farmed, um fórum das autoridades reguladoras de medicamentos no espaço lusófono. O objetivo do Farmed é cooperar e harmonizar aspetos de carácter regulamentar, registo de medicamentos, licenciamento e inspeção. No evento, foi, ainda, assinado um protocolo de cooperação entre a Direção Nacional de Medicamentos e Equipamentos, Ministério da Saúde de Angola e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. O X Congresso reuniu cerca de 800 farmacêuticos de todos os países de língua portuguesa. O próximo evento será realizado, em Moçambique, em 2015.

Fonte: CFF