CFF disponibiliza publicação sobre experiências exitosas no SUS

Data de publicação: 19 de julho de 2013

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou durante o XIX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF), a revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. (Link abaixo). Nesta primeira edição, a publicação traz relatos de 28 iniciativas bem sucedidas em municípios das cinco regiões do País. O objetivo é publicar, ainda em 2013, outras edições, com relatos de outros municípios. “Estamos divulgando os projetos desenvolvidos nestas localidades, que comprovadamente deram bons resultados, para que os demais municípios possam se espelhar neles”, comenta o Vice-presidente do CFF, Valmir de Santi.
“A proposta é incentivar a prática da Assistência Farmacêutica de qualidade para o cidadão, usuário do SUS, e que, ao mesmo tempo, valorize o profissional, a exemplo do que ocorre nestes municípios”, ressalta o vice-presidente do CFF, que é também o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela publicação. Também integram o Grupo de Trabalho os farmacêuticos Lorena Baía, Wesley Magno Ferreira e Noêmia Liége Bernardo.
O Paraná teve cinco experiências exitosas relatadas, mostrando que iniciativas simples podem fazer a diferença para a saúde da população, no trabalho, mas principalmente mostrar que a atuação do farmacêutico é fundamental para uma melhora clínica, econômica e de humanização no resultado do cuidado com o paciente, entre outras importantes contribuições.
Os bons exemplos do Estado ultrapassaram as barreiras locais e ganharam destaque nacional, são eles: Consórcio Paraná Saúde, Cemepar – Centro de Medicamentos Básicos do Paraná e os municípios: Bandeirantes, Toledo e Cornélio Procópio.

Clique aqui e acesse a publicação