Você SABIA???

Data de publicação: 25 de julho de 2013

Dia 25 de julho é comemorado a criação do Ministério da Saúde. Em definição, trata-se de um ministério do governo do Brasil criado em 25 de julho de 1953 como Ministério da Educação e Saúde.

Atualmente, é dividido em três órgãos: Saúde e Educação e Cultura.
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.

Embora a história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só veio a ser instituído em 1953. A partir da sua criação, o Ministério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS).

Ao longo destes quase cinqüenta anos de existência, o Ministério da Saúde passou por diversas reformas na estrutura. Destaca-se a reforma de 1974, na qual as Secretarias de Saúde e de Assistência Médica foram englobadas, passando a constituir a Secretaria Nacional de Saúde, para reforçar o conceito de que não existia dicotomia entre Saúde Pública e Assistência Médica.

Durante todos estes anos, o Ministério da Saúde sempre foi claro e coerente quanto à sua missão: promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

Um dos serviços prestados pelo Ministério da Saúde é a consulta de profissionais e estabelecientos através do CNES - o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Procurando prestar um serviço completo para todos os internautas brasileiros, o Help Saúde disponibiliza todos os cadastrados no CNES de maneira fácil e acessível em
www.helpsaude.com.