Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CDH vai avaliar restrições a uso de psicofármacos por crianças e adolescentes


Fonte: SENADO
Data de publicação: 1 de agosto de 2013

Depois de ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deve votar, em decisão terminativa, projeto de lei (PLS 247/2012) da senadora Angela Portela (PT-RR) que pretende inibir o uso inadequado de psicofármacos em crianças e adolescentes. Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposta vai seguir direto para a Câmara dos Deputados após passar pela CDH.

O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), recomendou a aprovação do PLS 247/2012 com duas emendas agregadas pela CAS. Como a proposta carecia de poder coercitivo, tendo em vista que a prescrição de medicamentos em geral, e de psicofármacos em particular, já é regulada por outras normas legais, foram eliminados dispositivos considerados genéricos e de pouca efetividade.

Esta percepção foi compartilhada por Humberto Costa e pelo relator na CAS, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Ambos reconhecem, entretanto, o avanço indiscriminado na medicalização de crianças e adolescentes e a importância do PLS 247/2012 em orientar pais e familiares para evitar que dificuldades de comportamento e aprendizagem sejam transformados "artificialmente" em problemas de saúde, a serem tratados, portanto, com medicamentos.

"Entendemos que a solução encontrada pela Comissão de Assuntos Sociais - trazer para a lei a necessidade de, nas campanhas de educação sanitária, ser inserido o tema do uso indiscriminado, desnecessário e excessivo de psicofármacos - é a forma mais adequada para endereçar a matéria", avaliou Humberto.

Esta previsão já constava do PLS 247/2012 e foi ajustada por Rollemberg durante a votação na CAS. A realização deste tipo de campanha educativa pelo poder público passará a constar do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990).
 

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo