Curitiba sedia 1º Encontro de Sindicatos de Farmacêuticos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Data de publicação: 19 de agosto de 2013

Aconteceu em Curitiba de 16 a 18 de agosto, a abertura do 1º Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Sindicatos Farmacêuticos. O evento teve o objetivo de debater a atuação dos farmacêuticos com enfoque na contribuição destes profissionais a partir de sua atuação sindical e como agentes de transformação social para impulsionar o desenvolvimento nacional. Participaram do Encontro, representantes de sindicatos filiados à Fenafar nos estados de ES, MG, MT, PR, SC, SP, RS e mais convidados dos sindicatos de GO e RJ e da Associação de Farmacêuticos do Distrito Federal.

A Diretoria do CRF-PR participou da abertura do evento, representada pela Farmacêutica, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Diretora Secretária do CRF-PR, e pela Conselheira, Dra. Maria do Carmo Baraldo Wagner. A ocasião também contou com a presença do Vice-Presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi. Ainda participaram dos outros dias do evento, Dra. Sonia Dorneles, Assessora Política do CRF-PR e Dr. Emyr Franceschi, Conselheiro do CRF-PR e Vice-Presidente do Sindifar-PR.

O Presidente da Fenafar, Ronald dos Santos,saudou aos presentes, e expressou satisfação em poder estar colocando em prática, ao lado da diretoria da entidade, a politica aprovada pelos farmacêuticos presentes no último congresso realizado em Florianópolis, em agosto de 2012. Dentre as resoluções do congresso prevê-se uma maior interação dos sindicatos filiados, para o fortalecimento de nossa luta e reconhecimento e valorização de nossa categoria, e estes avanços só são possíveis com a unidade organizada de nossa categoria”.
A anfitriã do encontro, Dra. Lia Melo de Almeida – Presidente do Sindifar/PR e diretora da Mulher da Fenafar agradeceu a diretoria da Federação  pela oportunidade de realizar o evento em Curitiba. Ela enalteceu a construção do encontro, com a participação das 3 diretorias regionais e  todos os sindicatos filiados nestas regiões. “A realização do encontro coincide com um momento importante que está sendo vivenciado no Estado do Paraná, que é a de união dos farmacêuticos do Estado em prol de suas bandeiras de luta de valorização e fortalecimento da categoria”, afirmou.

Para Alexandre Magalhães, Diretor do Sindifar/MT e Diretor Regional Centro-Oeste , “a expectativa deste encontro  é muito grande. Que os debates aqui propostos possam tornar-se ações para que consigamos conquistar avanços nas relações entre os sindicatos e também avanços para a categoria“.

Após a abertura, deu-se início ao debate de Análise de Conjuntura. A palestra foi proferida por Umberto Martins do Centro de Estudos Sindicais.  Umberto apresentou aos presentes um panorama inicial dos últimos acontecimentos vividos no país com as de junho, que levaram a uma mudança da conjuntura nacional, onde a partir de 20 de junho mais de 1 milhão de brasileiros foram às ruas em diversas cidades do país, exigir mais direitos.

Essas manifestações surpreenderam as representações organizadas da sociedade, parlamentos, governos, movimentos sociais e partidos políticos. Em uma análise não aprofundada dos fatos já é possível identificar alguns aspectos das manifestações.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Assessoria Fenafar-PR