Saiba como usar as Ouvidorias do CRF-PR, Anvisa e Secretaria Estadual da Saúde

Data de publicação: 9 de setembro de 2013

As ouvidorias são canais de comunicação para recebimento de reclamações, denúncias e sugestões.

As informações recebidas devem ser mantidas em sigilo.

Conselho Regional de Farmácia do Paraná – CRF-PR
A Ouvidoria funciona como facilitador nas relações entre o Farmacêutico e demais usuários dos serviços do CRF-PR, onde o objetivo é viabilizar, dentro dos preceitos normativos e legais, as soluções encaminhadas para este setor, visando a promoção de melhorias nos serviços prestados.

Formas de contato:

Telefone/Fax: 41 3363 0234 – ramal: 9556
Carta: Rua Itupava, 1235 – Bairro: Juvevê – Curitiba-PR
Cep: 80040-134
Para agilizar o atendimento, encaminhe sua solicitação através do formulário.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa

O Ouvidor é indicado pelo Ministro da Saúde e nomeado pelo Presidente da República para mandato de dois anos, admitida uma única recondução, sendo vedado a ele ter interesse, direto ou indireto, em quaisquer empresas ou pessoas sujeitas à área de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Ouvidoria atua com independência, não havendo vinculação hierárquica com a Diretoria Colegiada, o Conselho Consultivo, a Corregedoria ou com a Procuradoria.

Formulário para denúncias, reclamações e solicitações

Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná – SESA-PR

Como registrar sua manifestação:Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS – SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.

Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ou ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.

Para atendimento presencial, o horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS e Ouvidorias Regionais é das 08h – 12h e das 14h – 18h.  Rua Piquiri, 170 – Rebouças – Curitiba – Paraná.

Formulário para denúncias, reclamações e solicitações

Fonte: CRF-PR, Anvisa e SESA-PR