Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Medicamentos para disfunção erétil podem ser um novo problema para a saúde pública


Data de publicação: 5 de novembro de 2013

O consumo de medicamentos para disfunção erétil - impotência sexual masculina - não é recomendado para homens que não apresentem qualquer tipo de dificuldade em ter ou manter uma ereção peniana. Mas pesquisas já identificam o uso impróprio sem indicação médica ou excessivo desses medicamentos, com o propósito de intensificar o desempenho sexual em pessoas que não têm distúrbios relacionados à disfunção erétil.

Esses medicamentos, que agem como inibidores da fosfodiesterase-5 iPDE5, estão sendo utilizados por muito homens como “drogas de estilo de vida”, vistos como ferramentas de conforto, felicidade e para o bom desempenho sexual masculino. Tendo isso em vista, farmacêuticos do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia Cebrim/CFF elaboraram uma abordagem sobre o tema, publicada por meio da Nota Técnica nº 2/2013.

Na análise do Cebrim/CFF, estão descritas as principais consequências trazidas pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento, e, até mesmo, da associação destes com o uso de substâncias ilícitas, como a cocaína, a maconha e o Ecstasy, sob forma recreativa. De acordo com o relato, “o uso abusivo e recreacional dos iPDE5 torna os usuários susceptíveis às reações adversas conhecidas e pode ocasionar a exacerbação destas devido à superdosagem muitas vezes utilizada”.

Potenciais interações farmacológicas, perigosas e algumas vezes fatais, podem advir do uso concomitante dos medicamentos para disfunção erétil com outros medicamentos exemplo: nitratos orgânicos e com substâncias ilícitas. O usuário pode ter cefaleias intensas e prolongadas, além de ereções dolorosas. O uso concomitante de Ecstasy com sildenafila Viagra®, por exemplo, pode provocar desmaios, síncopes, e, em alguns casos, ereções extremamente prolongadas, com lesão da musculatura peniana.

Doença – Para que um homem desenvolva disfunção erétil, além da idade avançada, há outros fatores de risco, como diabetes mellitus tipo 2, o sedentarismo, os distúrbios relacionados ao sono, a obesidade, as síndromes metabólicas e também as doenças crônicas relacionadas aos rins, fígado e pulmões.

Algumas substâncias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da disfunção erétil, entre as principais, certos medicamentos que agem no sistema nervoso central, como por exemplo, alguns antidepressivos e antipsicóticos; medicamentos utilizados para o tratamento da hipertensão, como diuréticos tiazídicos, betabloqueadores; além de substâncias psicotrópicas como a maconha, cocaína, opioides, álcool e nicotina.

Alguns estudos clínicos recentes têm demonstrado que a adoção de hábitos de vida saudáveis, como parar de fumar, reduzir o consumo de álcool e praticar atividades físicas; além de diminuir o risco de problemas cardiovasculares, pode trazer benefício adicional para o tratamento da disfunção erétil.
 

Fonte: Comunicação CFF

 


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo