Saúde promove encontro com representantes da Farmácia Popular

Data de publicação: 17 de dezembro de 2013

1º Encontro Municipal: Aqui Tem Farmácia Popular, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira (16), reuniu representantes dos estabelecimentos que trabalham com o programa do governo federal em Curitiba. Os participantes debateram a necessidade de aprimorar a assistência farmacêutica, o uso racional de medicamentos, a logística reversa de medicamentos domiciliares e a política nacional de resíduos sólidos. Na ocasião a Dirertoria do CRF-PR foi representada pela Assessora Política, Dra. Sonia Dorneles.

“Aqui Tem Farmácia Popular é a melhor parceria público-privada realizada pelo SUS porque auxilia na garantia de um direito básico dos cidadãos que é o acesso ao medicamento. Mas precisamos avançar mais neste programa, pensar no planejamento articulado, em como podemos trabalhar localmente para ter uma melhor utilização desses recursos por isso esta aproximação com os representantes das farmácias é tão importante”, ressaltou Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, o programa nasceu como uma política estratégica para suprir a distribuição de medicamentos da rede nos finais de semana, quando as unidades básicas estão fechadas, e atender as pessoas que têm receitas de médicos conveniados a planos de saúde ou particulares. “Hoje distribuímos 14 medicamentos gratuitamente pelo programa, mas precisamos qualificar o processo para termos a certeza de que o medicamento está sendo distribuído e utilizado de maneira correta”.

“A aproximação com as farmácias que fazem parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular é fundamental. Para qualificarmos e aprimorarmos o trabalho, é importante discutirmos ações conjuntas, principalmente relacionadas ao monitoramento de problemas relacionados a medicamentos. O acompanhamento do uso terapêutico dos medicamentos também é uma ação que pode ser feita de forma integrada entre as farmácias públicas e as da rede privada”, afirmou Luiz Armando Erthal, diretor do Departamento de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal.

Qualificação

Curitiba iniciou a qualificação dos farmacêuticos da rede através do programa do governo federal QualiSUS – Rede. A ação tem como objetivo avaliar a cadeia logística da gestão de medicamentos da secretaria, desde o funcionamento do sistema de informação, passando pelo trabalho de aprimoramento e melhoria do processo de dispensação de medicamentos nas unidades e a orientação clínica aos pacientes. Dispensação é ato do profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.

“A dispensação dos medicamentos é fundamental no processo e ficou um pouco esquecida na organização da rede municipal de saúde. Este ano estamos qualificando os profissionais e retomando a importância da assistência farmacêutica em todo o processo”, frisou Massuda.

“Com a capacitação da rede, vamos ter mais conhecimento e propriedade para trabalhar com o uso racional dos medicamentos, analisar os problemas de saúde e realizar o acompanhamento fármaco-terapêutico”, enfatizou Erthal.

Fonte: Agência de Notícias - Prefeitura de Curitiba