Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Saúde abre processo seletivo para Residências


Data de publicação: 17 de janeiro de 2014

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) irá ofertar 67 vagas em residências na área de saúde: Médica e Multiprofissional . As especializações são para graduados em Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Odontologia.

“O objetivo do programa é qualificar ainda mais a assistência no SUS de Curitiba, através da educação em serviço e formar mais profissionais que possam continuar contribuindo nas redes de atenção à saúde”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa da Feaes, Marcela Ceci Dohms.

Os residentes atuarão em diversos locais da rede municipal, como nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento, no Hospital do Idoso Zilda Arns, na Maternidade Bairro Novo, nos Centros de Atenção Psicossiocial (Caps), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros.

Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação, com carga horária semanal de 60 horas. “Por ser um programa de treinamento em serviço, o foco estará na parte prática, mas haverá também aulas teóricas”, comenta Dohms.

Elisiê Ribeiro Costa, coordenadora da Residência Multiprofissional, destaca a vivência prática como principal benefício ao estudante que opta pelo programa. “Além de sair com o título de especialista, o aluno adquire a experiência profissional no dia-a-dia”.  

Atualmente, a coordenação trabalha na identificação e seleção dos profissionais aptos a atuarem como preceptores (servidores municipais que atuarão como responsáveis pela supervisão e acompanhamento dos residentes) para cada unidade de atendimento.

Em 2013, a Feaes e a Secretaria Municipal da Saúde realizaram o primeiro programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. “Foi uma experiência que tem sido muito bem avaliada e esse ano assumimos o desafio de ampliar a oferta de cursos”, relata a gerente.
Inscrições


INSCRIÇÕES

As inscrições para a Residência Multiprofissional acontecerão entre os dias 13 e 26 de janeiro e entre 14 e 27 de janeiro para a Residência Médica. A taxa é de R$ 200. Os cursos têm duração de um a três anos. Os alunos recebem bolsa do programa Pró-Residência do Ministério da Saúde.

A seleção divide-se em duas etapas: prova escrita e análise e entrevista. A prova escrita da Residência Médica está marcada para 2 de fevereiro, às 14h.  No dia seguinte, no mesmo horário, será a avaliação da Residência Multiprofissional, que está sendo desenvolvida pelas Faculdades Pequeno Príncipe.

No dia 29, juntamente com o edital de homologação das inscrições, a coordenação divulgará o local das provas. Mais informações nos sites www.feaes.curitiba.pr.gov.br ou no www.faculdadespequenoprincipe.edu.br.



Confira as vagas disponíveis:

Residência Médica (Programas sem pré-requisitos)
20 vagas para Medicina da Família e Comunidade
6 vagas para Clínica Médica
6 vagas Psiquiatria


Residência Médica (Programas com pré-requisitos)
2 vagas para Medicina Intensiva
2 vagas para Geriatria
3 vagas para Psiquiatria da Infância e Adolescência


Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso – 4 vagas
1 vaga para Psicologia
1 vaga para Fisioterapia
1 vaga para Fonoaudiologia
1 vaga para Enfermagem


Residência Multiprofissional em Saúde da Família - 20 vagas
10 vagas para Enfermagem
2 vagas para Fisioterapia
2 vagas para Psicologia
2 vagas para Farmácia
2 vagas para Nutrição
2 vagas para Odontologia


Residência em Enfermagem Obstétrica - 2 vagas

Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência - 2 vagas
content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo