Campanha visa orientar as pessoas sobre os perigos da automedicação

Data de publicação: 21 de janeiro de 2014

Uma matéria veiculada pelo Jornal Hoje - Rede Globo no dia 20 de janeiro retrata o comportamento dos brasileiros perante a automedicação.

Um teste do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizado em São Paulo  distribuiu quatro mil caixas de medicamentos vazias pelas ruas da capital paulista e a maioria das pessoas pegou o medicamento. Dentro da caixa uma mensagem importante: medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco. Antes de usar qualquer medicamento procure sempre um farmacêutico.

A distribuição foi filmada e os resultados estão sendo divulgados:

- 85% das pessoas pegaram a caixinha sem pedir qualquer informação sobre o suposto medicamento. Quase ninguém quis saber quem era o fabricante;
- Menos de 1% perguntou se o suposto medicamento tinha alguma contraindicação;
- Quase 15% das pessoas que receberam a caixinha questionaram sobre o suposto medicamento.

“Essa automedicação se traduz também pelos elevados percentuais, elevados números de internações hospitalares no país. E pra isso o usuário tem que receber toda uma orientação quanto ao uso racional de medicamento”, diz o presidente do Conselho Federal de Farmácia Walter Jorge João.

Automedicação é uma ação de risco. Os medicamentos mais comuns, comprados sem receita, como paracetamol, dipirona e ácido acetilsalicílico podem provocar uma série de problemas, como alergia. “O paracetamol, por exemplo, que muita gente usa achando que não tem efeito tóxico nenhum, ele é tóxico pro fígado e uma vez associado ao álcool, que é tóxico, isso pode potencializar e a pessoa pode ter uma hepatite tóxica por isso”, orienta o professor de Clínica Médica da Unifesp Paulo Olzon.

Confira na íntegra a reportagem  exibida pelo Jornal Hoje - Rede Globo - no dia 20/01/2014

Clique aqui e veja o video da ação promovida pelo CFF em São Paulo, no dia 18 de dezembro de 2013

Fonte: Site Jornal Hoje