Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF e CRF-PR questionam pesquisa sobre falta de Farmacêuticos em farmácias


Data de publicação: 21 de janeiro de 2014
Fotos: Assessoria de Comunicação CRF-PR

Uma pesquisa realiza pelo Censo Demográfico Farmacêutico, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico (ICTQ)  em 2013 apontou que no Brasil, 35% das farmácias e drogarias não têm farmacêutico em período integral. O que significa que, em determinados períodos do dia ou da semana, o atendimento ao público é feito sem presença do profissional responsável.

 
Segundo o levantamento, ao todo, são 76.483 farmácias e drogarias no país, das quais 26.613 apresentam o problema. Já 4.852 estabelecimentos, ou 6% do total, não contam com farmacêutico em período algum.

Dados são contestados

De acordo com Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), em entrevista à Band TV, o farmacêutico responsável deve estar presente nas farmácias e drogarias durante todo horário de funcionamento, conforme determina a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, sob pena de multas e até interdição do local.

Dr. Arnaldo acrescenta que o Brasil é o país com maior número de  cursos de farmácias do mundo, e cerca de 100 mil novos profissionais  devem entrar no mercado nos próximos 4 anos. Segundo ele, não faltam profissionais farmacêuticos no país e o número de farmácias e drogarias é muito superior às necessidades da população. De acordo com Dr. Arnaldo, o Brasil tem cinco vezes mais farmácias do que precisaria.


O Conselho Federal de Farmácia (CFF) questiona os dados do censo farmacêutico. De acordo com o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, os dados da pesquisa não são compatíveis com os dados disponíveis nos Conselhos de Farmácia, que registram a existência de 91 mil farmácias e drogarias em todo o país, em vez de 76.483.

Segundo João, a análise desses dados também deve levar em consideração o fato de que, em algumas farmácias, principalmente no interior dos estados, são feitos acordos com o Ministério Público estabelecendo prazos para cumprir a exigência da presença do farmacêutico em período integral.

Nesses casos, de acordo com João, o acordo estabelece, por exemplo, que se contrate um farmacêutico por quatro horas diárias no primeiro ano, por oito horas no segundo ano e em período integral no terceiro ano. “Mas são casos pontuais", diz João.

Ele acrescenta que a parcela de farmácias e drogarias que o censo aponta que não possuem nenhum farmacêutico corresponde às farmácias irregulares e clandestinas. “O conselho atua sobre elas autuando e encaminhando para as vigilâncias municipais.”


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações site G1

 

 

 

 

 


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo