Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Três regiões em alerta para dengue no Paraná


Data de publicação: 22 de janeiro de 2014

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (21) um boletim sobre a situação da dengue no Paraná. Segundo o relatório, 501 casos foram confirmados neste novo período epidemiológico, que vai de agosto de 2013 a julho de 2014. A situação é de alerta no Noroeste, Norte e Oeste, que concentram o maior número de casos e também registram condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do mosquito.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o número de casos é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 1.269 casos. Contudo, assim como nos anos anteriores, a maioria dos focos do mosquito ainda é encontrada dentro de casas e quintais.

“Todos devemos fazer a nossa parte e eliminar recipientes que possam acumular água. Atualmente, o principal problema é com o lixo reciclável, que muitas vezes é descartado de maneira inadequada e pode se tornar criadouro do mosquito”, disse o superintendente.

Até agora, três cidades já alcançaram taxa de incidência de casos considerada epidêmica, ou seja, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Juntas, Nova Londrina, Marilena e Alvorada do Sul contabilizam 165 casos, quase um terço do total de casos do Estado.

Nestas cidades, o Governo do Estado já liberou a utilização do fumacê para combater o mosquito adulto. Neste ano, Londrina, Cambé e Foz do Iguaçu também já aplicam o inseticida contra o mosquito através do fumacê.

Outro equipamento importante para o combate à dengue é o pulverizador costal, um aparelho portátil indicado para a aplicação do veneno dentro de ambientes fechados. Desde 2011, 608 pulverizadores foram cedidos pelo Governo do Estado para o uso das equipes municipais.

Para garantir mais segurança e também melhorar a logística de distribuição dos inseticidas, o Estado contratou uma empresa para armazenar e fracionar o material. A nova central fica em Jandaia do Sul, no Norte do Estado.

MORTE – O boletim desta quinta-feira traz também a confirmação da primeira morte por dengue registrada no Paraná neste novo período epidemiológico. O caso é de uma moradora de Nova Londrina, que morreu no dia 3 de janeiro, na Santa Casa de Paranavaí.

De acordo com a investigação do Comitê Estadual de Mortalidade da Dengue, a paciente apresentou os primeiros sintomas da doença em Nova Londrina, no dia 21 de dezembro. Apesar disso, ela viajou a Curitiba e procurou atendimento médico somente no dia 25, em um hospital da capital.

A equipe médica diagnosticou o caso como dengue imediatamente e recomendou que a paciente fosse internada para hidratação, visto que já apresentava sinais de alarme. Contudo, horas depois a paciente solicitou alta para retornar a Nova Londrina, contrariando indicação médica.


No decorrer dos dias, o caso foi se agravando e ela procurou o Pronto Atendimento de Nova Londrina, onde foi medicada e liberada. A partir daí, seu quadro piorou ainda mais e em 28 de dezembro ela foi novamente internada, primeiro no hospital municipal de Marilena e depois na UTI da Santa Casa de Paranavaí, onde morreu seis dias depois.

INVESTIGAÇÃO – Segundo o médico do comitê, Enéas Cordeiro, toda essa investigação é importante para determinar a real causa da morte e também permite que o Estado identifique se houve falhas no atendimento. “Avaliamos todos os procedimentos, exames e encaminhamentos realizados. Desta forma, podemos orientar melhor o fluxo de atendimento e evitar novas mortes“, disse.

Cordeiro explica que a morte por dengue pode ser evitada caso haja diagnóstico precoce e tratamento adequado. “É importante ficar atento aos sintomas clássicos da dengue, como febre alta, dor abdominal, cansaço, enjoo e dor nas articulações. Dengue mata e por isso, caso a pessoa apresente esses sintomas, ela deve procurar atendimento e seguir integralmente as recomendações médicas”, destacou.

Além desta morte de Nova Londrina, o Estado investiga outro óbito de uma paciente moradora de Flórida, no Norte do Paraná. O resultado da investigação será divulgado nos próximos boletins da dengue.


Veja o boletim completo


Fonte: SESA-PR

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo