Prêmio Jayme Torres é entregue em Brasília

Data de publicação: 10 de janeiro de 2014

Representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o País, expoentes da Farmácia de cada estado e autoridades se reuniram no dia 24 de janeiro, no hotel Naoum Plaza, em Brasília, para a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico e entrega do prêmio Jayme Torres 2013. Promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Na ocasião estavam presentes, Dr. Arnaldo Zubioli e Dra. Mirian Ramos Fiorentin (Presidente e Vice-Presidente do CRF-PR).

O Presidente do CFF, Walter Jorge João, abriu a solenidade com um discurso em que enalteceu a figura dos homenageados. “Nesse momento, em que comemoramos a nossa data máxima, em que fazemos uma reflexão histórica da profissão, inevitável não lembrar e não homenagear todos aqueles que ajudaram a construir a rica história da profissão até aqui.” Mas também se dirigiu aos farmacêuticos que atuam nas cidades mais longínquas do País. “Quero reverenciar, aqui, aquele farmacêutico humilde, quase anônimo, que, de sol a sol, presta, com toda a dignidade, os seus cuidados à população. É a ele, que envio um abraço fraterno e dedico esse ato solene.

Neste ano, os Primeiros Lugares na Categoria Profissional e Acadêmico foram para o Estado do Paraná!

O 1º Lugar na Categoria Profissional foi para um Grupo de Professores e alunos do Curso de Farmácia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Palmas/PR, com o  artigo intitulado “Uso Racional de Medicamentos numa Proposta Integrada de Educação e Saúde”. Autor Principal: Rodrigo Batista de Almeida (CRF/PR), Autores Colaboradores: Amanda Sotoriva, Ângela Cristina Andrade Salvador, Caroline Menchor Folchini, Jardel Cristiano Bordignon e Rodrigo Hinojosa Valdez. O Prêmio foi de  R$ 6.000,00 (seis mil reais), Certificado e Troféu.

O 1º Lugar na Categoria Acadêmico foi para uma acadêmica de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR (UEPG), com o Projeto intitulado Uso Racional de Medicamentos: estratégia de conscientização”. Autora Principal: Larissa C. Labas e Autor Colaborador: Sinvaldo Baglie. Prêmio: R$ 4mil. (4 mil reais), Certificado e Trófeu.

Para o Presidente do CRF-PR, Dr Arnaldo Zubioli “o Prêmio Jayme Torres representa um importante incentivo aos profissionais farmacêuticos, com relação à busca de conhecimentos para o exercício da  prática da atividade clínica”, comenta.

PRÊMIO - O Prêmio Jayme Torres de Farmácia foi instituído e concedido pelo CFF em conformidade com as Resoluções Normativas n.º 376, de 2002; nº 395, de 2003 e nº 512, de 2009. Sua organização é de responsabilidade da Comissão de Divulgação e Publicidade do CFF e propõem-se a identificar, reconhecer e difundir ações de farmacêuticos e de estudantes de Farmácia que tenham o objetivo de melhorar as condições de saúde da comunidade e sua qualidade de vida.

Os dirigentes do concurso parabenizaram os vencedores e destacaram a importância do tema. “O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de graves problemas de saúde e gera gastos excessivos, em especial, para o sistema público de saúde. Todos os esforços devem ser empregados, com o objetivo de diminuir esse grave problema que tem sérias repercussões sanitárias e sociais. Parabéns aos vencedores, que continuem pesquisando e contribuindo para o crescimento da farmácia brasileira. Em tempo, aproveito para agradecer o empenho das Comissões Organizadora e Avaliadora do Prêmio Jayme Torres 2013”, finaliza Walter Jorge João, Presidente do CFF;

HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO

*Promotores de Justiça.

VENCEDORES DO PRÊMIO JAYME TORRES - 2013

Categoria profissional
1º Lugar: Uso Racional de Medicamentos numa Proposta Integrada de Educação e Saúde.
Autor Principal: Rodrigo Batista de Almeida (CRF/PR)
Prêmio: R$ 6 mil

2º Lugar: Estratégias Educacionais Indutoras do Uso Racional de Medicamentos.
Autora: Mariza C. Cervi (CRF/RS)
Prêmio: R$ 4mil

Categoria Estudante
Projeto Uso Racional de Medicamentos: estratégia de conscientização.
Autora Principal: Larissa C. Labas (acadêmica - Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR)
Autor Colaborador: Sinvaldo Baglie
Prêmio: R$ 4mil.

* Todos os vencedores receberam ainda, certificado e troféu.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações CFF