Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Cuidado com a saúde das mulheres é prioridade no Paraná


Data de publicação: 10 de março de 2014

O Dia Internacional da Mulher é comemorado neste sábado (8), mas no Paraná a data é lembrada durante todos os dias na rede pública de saúde. Com ações voltadas exclusivamente à proteção da saúde da mulher, o Governo do Estado desenvolve uma série de medidas para melhorar a qualidade de vida das paranaenses de todas as idades.


Desde 2012, a Rede Mãe Paranaense vem mudando a forma com que mães e bebês são atendidos durante todas as fases da gestação. A qualificação do pré-natal e a organização de referências regionais de atendimento fizeram com que a taxa de mortalidade materna caísse em 40% nos últimos dois anos. Isso significa que 100 mulheres deixaram de morrer em decorrência da gestação.

”Gravidez é sinônimo de vida. Por isso é inadmissível que ainda tenhamos mulheres morrendo por conta de complicações na gestação ou no parto”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. “Com a Rede Mãe Paranaense estamos alcançando bons resultados, mas queremos salvar ainda mais vidas”, completou.

Na Rede Mãe Paranaense, as mulheres recebem atenção especial durante toda a gestação. São ofertadas, no mínimo, 7 consultas e 17 exames especializados para acompanhar o período de gravidez. Dependendo do grau de risco gestação, o número de consultas e exames pode ser ainda maior.

O cuidado com a saúde da mulher também integra a estratégia da saúde da família. Além do pré-natal, as equipes de saúde são responsáveis por realizar visitas domiciliares para avaliar a saúde de todos os componentes da família.

EXAMES - Durante as visitas, os profissionais acompanham o tratamento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e depressão, e incentivam as mulheres a realizar exames preventivos, como a mamografia e o papanicolau (colo de útero).

A mamografia permite o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença. O exame é garantido gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicado, principalmente, para as mulheres com mais de 50 anos. Caso a pessoa tenha histórico familiar de câncer de mama, a idade para iniciar a rotina de mamografias de rastreamento deve ser indicada pelo médico.

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, a mamografia deve ser feita a cada dois anos. “O ideal é que a mulher marque sua mamografia perto do seu aniversário. Dessa forma é mais fácil de lembrar”, explica.


Outro exame importante para as mulheres é o preventivo do câncer de colo uterino (papanicolau). Para realiza-lo, basta procurar a unidade de atenção primária mais próxima e marcar uma consulta.


Fonte: SESA/PR

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo