Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Farmacêuticos fazem manifestação em Brasília pela valorização da profissão


Data de publicação: 15 de maio de 2014

Mais de mil farmacêuticos e estudantes de Farmácia estiveram mobilizados em Brasília na última quarta (14/05), para acompanhar, na Câmara dos Deputados, a votação do substitutivo do deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto, que desobriga drogarias de terem farmacêuticos, sendo uma ameaça à saúde pública e à profissão farmacêutica.

A emenda aglutinativa está propondo que o Substitutivo Ivan Valente seja atualizado, visto que o PL nº 4.385/94 está em tramitação há 20 anos. Sendo assim, o Fórum, defende a essência do Substitutivo, mas propôs uma subemenda aglutinativa que, se aprovada, promoverá esta atualização de forma diversa transformando farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde.

Os manifestantes iniciaram a manifestação às 10h, em frente a Catedral de Brasília de onde saíram em passeata até o Congresso Nacional. Uma comissão percorreu os gabinetes dos deputados para discutir a importância da aprovação deste projeto.

 

Manifestações aconteceram em todo o Brasil

A Diretoria do CRF-PR participou da mobilização e está em Brasília para acompanhar a aprovação do projeto em prol da Farmácia como Estabelecimento de Saúde e pela garantia da responsabilidade técnica do farmacêutico. Ainda Farmacêuticos de todo o Paraná realizaram mobilizações em suas cidades. Confira as fotos dos protestos nas cidades de Ponta Grossa e Umuarama.

Nesta quinta-feira (15), um café da manhã promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica em parceria com as entidades do Fórum Nacional pela Valorização Profissional vai pedir apoio aos parlamentares para aprovação da matéria. O café será entre 8 e 10 horas da manhã no Restaurante do 10º do anexo 4 da Câmara dos Deputados.

O Fórum Nacional de Luta pela Valorização Profissional - composto pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), pelas federações de farmacêuticos e pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) e pela Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar) defende a essência do projeto que está em tramitação há 20 anos, mas quer alterações para corresponder as mudança ocorridas ao longo desse período.
 
Este é o momento do tudo ou nada. Nós farmacêuticos somos fundamentais nessa luta rumo ao avanço do sistema de saúde, pelo controle rígido do uso dos medicamentos e valorização da profissão.

 

 


info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo