Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Classe Política se mobiliza em favor dos Farmacêuticos


Data de publicação: 15 de maio de 2014

Na última quarta-feira, 15/05, líderes dos principais partidos da Câmara dos Deputados, como PT e PSDB, declararam apoio à emenda aglutinativa em substituição ao PL 4.385/94 durante pronunciamento no plenário.

O líder do PT na Câmara, Vicentinho, saudou os profissionais da Farmácia que foram de todos os cantos do Brasil a Brasília para acompanhar a votação. “Nós entendemos que a Farmácia é uma instituição de Saúde do nosso país. E, por isso, nós somos favoráveis ao projeto em defesa da saúde, da cidadania e do profissional da Farmácia. Contem com o PT para votar em favor desse projeto”, disse.


Deputado Vicentinho (PT-SP)


O líder da Minoria na Câmara, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), também afirmou o compromisso de seu partido para aprovação do projeto. “Os farmacêuticos têm nossa solidariedade e nosso respeito. É absolutamente claro para todo o Brasil que Farmácia é, sim, um estabelecimento de saúde e que tem que ser enxergada com esse respeito, assim como os profissionais de Farmácia precisam ser devidamente valorizados”, disse Sávio em pronunciamento.


  Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG)


A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que é farmacêutica por formação, também defendeu a votação do projeto durante pronunciamento.
“O que está em jogo é a menina do Rio Grande do Sul que poderia não ter ingerido colírio e morrido, o que está em jogo é o dado de que 80 % dos envenenamentos no Brasil se dão por drogas lícitas”, disse durante pronunciamento. O caso que a deputada lembrou foi de uma adolescente de 14 anos que morreu no mês passado por ter inalado um medicamento errado durante uma crise de asma, em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, onde morava. O colírio foi comprado pela irmã, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. "A receita foi levada com um bilhete com o nome do medicamento.  “Esses profissionais estudam cinco anos e podem atender a população por meio da assistência farmacêutica, de dentro de uma sala ou de um balcão da farmácia e já o fazem em condições absolutamente indevidas, mas fazem pelo bem da população. A emenda aglutinativa em nossa opinião deve ir para a pauta e ir em votação para que a farmácia deixe de ser apenas um ponto de venda e seja um estabelecimento que guarde a saúde da população”, diz Alice.


Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)



Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) destacou a história e o interesse público do projeto para a população brasileira. “O projeto diz que a farmácia é um estabelecimento sanitário, é um estabelecimento de saúde vinculado ao sistema público de saúde, onde a saúde da população deve estar garantida. Ao mesmo tempo, o projeto garante também que o medicamento não seja considerado um produto qualquer, assim como a farmácia não seja considerada um estabelecimento de comércio”, diz Valente.


Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)


O Deputado Rubens Bueno (PPS-PR) elogiou o  trabalho do Deputado Ivan Valente e demonstrou seu apoio á classe farmacêutica Brasileira. “Estamos tratando aqui de um projeto de enorme importância que começou há 20 anos através de uma proposta de comum acordo.  O PL 4.385/94 deve ser votado imediatamente para estabelecer o mínimo de valorização do profissional farmacêutico para o bem da saúde do cidadão Brasileiro”, disse em seu pronunciamento.


Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)


A parlamentar Jandira Feghali aproveitou para reafirmar seu apoio à luta dos farmacêuticos: “Essa luta é de muitos anos, para garantir que farmácia seja estabelecimento de saúde. É importante que a farmácia seja um estabelecimento que cuide das pessoas e que não haja um interesse comercial acima da saúde. Nós sempre nos posicionamos claramente favoráveis à articulação da farmácia com o Sistema Único de Saúde, à presença do farmacêutico como o responsável na distribuição do medicamento. Eu espero que agora ele finalmente seja aprovado”, afirmou Jandira Feghali.


Deputada Jandira Feghali (PCdoB)


Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR

folder
Registro

Registro

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo