Farmacêuticos continuam na luta em defesa da profissão

Data de publicação: 16 de maio de 2014

Depois de uma das maiores mobilizações da Farmácia brasileira, que parou a Esplanada dos Ministérios esta semana, em Brasília, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica permanece presente na Câmara dos Deputados. O objetivo é continuar buscando a sensibilização dos parlamentares pela votação do Substitutivo do Deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto.

Integrantes do Fórum estão se revezando na Câmara para garantir que, finalmente, seja aprovada a subemenda aglutinativa proposta pela categoria com o objetivo de atualizar o substitutivo do deputado federal Ivan Valente, que foi apresentado em 1997 e o PL nº 4385/1994 está em tramitação há 20 anos.

A matéria, que transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e torna obrigatória, nas mesmas, a presença do farmacêutico como responsável técnico, seria apreciada em plenário na quarta-feira, dia 14 de maio. Mas a pauta foi travada por medidas provisórias e a votação acabou não ocorrendo.

A Diretoria do CRF-PR participou da mobilização e foi à Brasília se juntar aos profissionais farmacêuticos e representantes dos Conselhos de Farmácia de todo o Brasil para acompanhar a aprovação do projeto.

A luta continua -  Entramos em contato com os Deputados Paranaenses em Brasília, que deram apoio incondicional à causa, inclusive assinado, das lideranças de vários partidos. Não houve acordo que possibilitasse a inclusão do PL e à subemenda aglutinativa para a votação, porém, nossa causa saiu enormemente fortalecida. Devemos sensibilizar nossos parlamentares, não só do Paraná como do Brasil todo para que continuem mobilizados, pois o trabalho é permanente.

Conclamamos os profissionais para não desmobilizar!!!!! Continuemos na militância em nossos locais de trabalho até que o PL seja Votado! Afirma a Assessora Politica do CRF-PR, Farmacêutica Sônia Dorneles.

Clique aqui e saiba como participar!

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, as Diretorias do CFF e das demais entidades que integram o Fórum, dirigentes de Conselhos Regionais e de Sindicatos de Farmácia e representantes de estudantes de Farmácia participaram de um café da manhã com os deputados federais. Na oportunidade, reiteraram a reivindicação de que os parlamentares votem pela causa dos farmacêuticos, que não representa um anseio da categoria, mas de toda a sociedade.

Estiveram presentes os deputados Alice Portugal (PCdoB/BA), Jandira Feghali(PCdoB/RJ), Onofre Santo Agostini (PSD/SC), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Chico Lopes(PCdoB/CE), Jô Moraes (PCdoB/MG), João Dado (SD/SP), João Ananias(PCdoB/CE) e Nelson Marquezelli (PTB/SP).

Durante reunião plenária do CFF realizada, no dia 15 durante o período da tarde, no auditório Sebastião Ferreira Marinho, novas estratégias de mobilização foram propostas para reforçar a luta e serão submetidas ao Fórum. A intenção é ter grupos cada vez mais organizados e sintonizados no trabalho pela apreciação da subemenda.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Assessoria de Comunicação CFF