Diretoria se reúne com Secretária de Saúde de Curitiba para conhecer modelo Saúde 4.1

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 12 de abril de 2023

2.jpeg

Na manhã de terça-feira, 11 de abril, os diretores do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente e Dr. Eduardo Valério, tesoureiro, se reuniram com a secretária de saúde de Curitiba, Dra. Beatriz Battistella Nadas para apresentar o projeto Saúde 4.1.

Quando a pandemia perdeu força, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) retomou plenamente os atendimentos para outras doenças e acompanhamentos. A retomada veio com a adoção do modelo Saúde 4.1, desenvolvido pela SMS durante a pandemia e que utiliza recursos como conectividade e inteligência artificial para ampliar o acesso do cidadão aos serviços do SUS Curitibano.

“Este é um modelo que incorpora tecnologia às práticas dos profissionais de saúde promovendo humanização, acessibilidade, agilidade, qualidade e segurança, contribuindo para a saúde da população”, destacou Dra. Beatriz.

A secretária, acompanhada de uma equipe técnica que está diretamente ligada ao projeto, Dr. Rômulo Pereira - Responsável Técnico Médico da Central de Telessaúde de Curitiba, Dra. Gisele Dutra da Silva - Farmacêutica do Departamento de Atenção Primária em Saúde / Cuidado Farmacêutico e Dra. Ágda de Jesus Silva Moreira - Farmacêutica Coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS Curitiba, apresentaram o modelo das prescrições enviadas aos usuários e como se dá a dispensação dos medicamentos tanto na farmácia pública, quanto na comunitária.

“As prescrições não precisam ser impressas, tudo é registrado no prontuário eletrônico do paciente e as informações ficam registradas no aplicativo “Saúde Já”, explicou a farmacêutica Dra. Ágda. “Já o farmacêutico deve registrar a dispensação do medicamento no sistema da SMS de Prescrição Eletrônica, sempre que o paciente apresentar a prescrição eletrônica, principalmente as farmácias comunitárias, para evitar que ocorram erros ou dupla dispensação”, explicou.

Outro ponto importante discutido na reunião foi com relação à regulamentação da telemedicina. Dr. Rômulo esclareceu que a Lei 14.510/22, autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional, além dos Conselhos Federal de Enfermagem e Medicina que possuem regulamentações específicas para os teleatendimentos.

A secretária fez questão ainda de ressaltar que nada irá substituir o atendimento presencial. “Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor, para facilitar o acesso da população à saúde”.

Ao final da reunião a diretoria do CRF-PR se colocou à disposição da SMS e destacou que o Conselho não vai medir esforços para contribuir com o avanço tecnológico.

Participaram da reunião: Dr. Edivar Gomes, gerente geral do CRF-PR, Dra. Tayná Lima, gerente da fiscalização e Dr. Jackson Carlos Rapkiewicz, gerente técnico científico.