Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF debate estratégias e tendências para o cuidado farmacêutico no SUS, em Foz do Iguaçu


Fonte: CRF-PR / CFF
Data de publicação: 3 de agosto de 2023

cuidado_farmaceutico.png

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2023, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, tornou-se palco de um evento histórico para a saúde pública brasileira. O Fórum de Tendências para o Cuidado Farmacêutico no SUS reuniu profissionais, gestores, entidades e autoridades em um encontro sem precedentes, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Ministério da Saúde.

A abertura do Fórum foi marcada por uma atmosfera de otimismo e engajamento, enquanto os participantes se reuniam com um objetivo comum: discutir e moldar o futuro da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). A relevância desse evento está intrinsecamente relacionada com a busca pela melhoria contínua da saúde pública e a valorização do papel estratégico do farmacêutico na promoção do cuidado, saúde e bem-estar da população.

Autoridades do setor da saúde e representantes dos conselhos proeminentes fizeram uso da palavra na cerimônia de abertura, compartilhando perspectivas inspiradoras e desafiadoras. Gustavo Pires, secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia e conselheiro federal pelo Paraná, destacou a importância do evento para os profissionais que atuam no SUS. "É um prazer estar aqui, debatendo as diversas possibilidades que o SUS oferece. O apoio do Conasems e a participação do Ministério da Saúde demonstram o reconhecimento da relevância do cuidado farmacêutico no sistema público de saúde". Gustavo ainda relembrou a assinatura do acordo de cooperação entre CFF e Conasems, firmado recentemente, que trará benefícios para todos os farmacêuticos brasileiros. "Nossos debates e discussões aqui renderão frutos para todo o país, avançando na melhoria do SUS dia após dia. Vamos juntos fortalecer a saúde pública e fazer a diferença".

Da mesma forma, o presidente do CRF-PR, Márcio Augusto Antoniassi, enfatizou a necessidade de inovação e capacitação constante, preparando os farmacêuticos para enfrentarem os desafios do presente e do futuro. "Na pandemia, demonstramos o nosso espaço dentro das equipes multiprofissionais. Os gestores municipais e estaduais entenderam que fazemos a diferença à saúde pública. Agora, precisamos lutar para potencializar ainda mais essa valorização".

O presidente do COSEMS-PR e também representante do Conasems, Ivoliciano Leonarchik, destacou o compromisso dos municípios em trabalhar em conjunto, promovendo políticas públicas que fortaleçam a atuação do farmacêutico como agente de saúde na comunidade. "Precisamos assegurar o acesso universal a medicamentos e serviços farmacêuticos de qualidade em todas as localidades".

Ainda na cerimônia de abertura, a vice-presidente do CFF, Lenira da Silva Costa, salientou o compromisso do Conselho Federal de Farmácia com a integração efetiva do farmacêutico em todos os pontos de atenção à saúde. "A atuação do farmacêutico pode ser ampliada e aprofundada, com foco em suas competências e habilidades, para garantir um atendimento de qualidade à população e para atuar ativamente como agente na promoção e recuperação da saúde". Roberto Canquerini, coordenador da Comissão Científica Permanente do CFF, também compôs a mesa de abertura.

Durante dois dias, o Fórum será palco de discussões intensas e enriquecedoras, com o objetivo de inspirar ações concretas e sustentáveis que se traduzam em políticas públicas capazes de impactar positivamente a vida de milhões de brasileiros e fortalecer o papel do farmacêutico no SUS.

Veja mais fotos aqui

 


save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo