Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Anvisa aprova injetável para controle do colesterol


Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 17 de julho de 2023

1.png

A Anvisa aprovou o Sybrava, medicamento injetável contendo inclisirana para tratamento de hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista.

O fármaco é representante de uma nova classe terapêutica que atua limitando a produção da proteína PCSK9.

 

Inclisirana

A inclisirana é um RNA de interferência que, após entrar nos hepatócitos, induz a degradação do RNAm da PCSK9 (pró-proteína convertase subtilisina/quexina tipo 9).

Normalmente, quando o colesterol LDL se liga ao receptor na membrana dos hepatócitos, o receptor é internalizado e então a partícula de LDL é transferida a um lisossomo e o receptor é reciclado e reinserido na membrana da célula.

Quando a PCSK9 está presente, ela se liga ao receptor de LDL desencadeando sua internalização e degradação. Ao limitar a produção de PCSK9, a inclisirana promove um aumento da reciclagem e uma maior densidade de receptores na membrana dos hepatócitos, aumentando a ligação ao LDL e reduzindo seus níveis circulantes.

 

Indicações

É indicado em adultos para o tratamento de hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) ou dislipidemia mista, como complemento à dieta:

  • em combinação com uma estatina ou estatina associada a outras terapias hipolipemiantes naqueles que não atingem os níveis recomendados de LDL com a dose máxima tolerada de estatina; ou
  • isoladamente ou combinada a outras terapias hipolipemiantes naqueles intolerantes a estatinas ou nos quais as estatinas estejam contraindicadas.

 

Estudos clínicos

A segurança e a eficácia do medicamento foram avaliadas em três estudos clínicos de fase III, randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo, com duração de 18 meses. Participaram indivíduos com doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA), equivalentes de risco de DCVA ou hipercolesterolemia familiar heterozigótica.

Os pacientes estavam recebendo a dose máxima tolerada de estatinas, com ou sem outros tratamentos modificadores de lipídeos (ex: ezetimiba) e precisavam de uma redução adicional nos níveis de LDL. Cerca de 17% eram intolerantes às estatinas. As doses foram administradas nos dias 1, 90, 270 e 450 e os pacientes foram acompanhados até o dia 540.

Na análise agrupada de fase III, a inclisirana diminuiu o LDL entre 50 e 55% no dia 90, o que se manteve durante a terapia de longo prazo. O efeito sobre morbidade e mortalidade cardiovasculares não foi determinado.

 

Administração

A dose recomendada é de 284 mg, administrada por injeção subcutânea no abdômen.

Uma dose é administrada no início do tratamento, outra após três meses e a partir de então a cada seis meses.

A meia-vida de eliminação plasmática da inclisirana é de nove horas, porém sua incorporação ao Complexo de Silenciamento Induzido por RNA (RISC) nos hepatócitos resulta em uma ação de longa duração.

 

Referências

MERATIVE. Merative™ Micromedex® Drugdex®. Electronic version. Ann Arbor, Michigan: Merative. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 10 jul. 2023.

MERCEP, I. et al. Advantages and disadvantages of inclisiran: a small interfering ribonucleic acid molecule targeting PCSK9 – a narrative review. Cardiovascular Therapeutics, fev. 2022. Disponível em: <www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8853778/>. Acesso em 10 jul. 2023.

SYBRAVA/inclisirana: solução injetável. Farmacêutico Responsável: Flavia Regina Pegorer. São Paulo: Novartis Biociências SA, 2023. Bula para profissionais de saúde. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2023/06/Bula-SYBRAVA-Solucao-Injetavel-seringa-preenchida-Medico.pdf>. Acesso em 10 jul. 2023.

 

Tem dúvidas sobre medicamentos? Entre em contato conosco: [email protected]


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo