Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Pequeno Príncipe recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar


Fonte: Assessoria de Comunicação HPP
Data de publicação: 14 de junho de 2023

2.jpg

O Pequeno Príncipe foi destaque no XIV Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), maior evento da área farmacêutica no Brasil e América Latina. Com seis trabalhos inscritos, a instituição concorreu com outros 544 resumos de serviços de saúde de todo o Brasil e conquistou o primeiro lugar com a pesquisa “Farmacêutico no Escritório de Valor em Saúde: estudo de microcusteio de pacientes internados com suspeita de hipertensão intracraniana”. 

Desenvolvido pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica e Escritório de Gerenciamento de Valor do Pequeno Príncipe, o estudo chegou à conclusão de que os custos apresentados da hospitalização reembolsados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos convênios para investigação da hipertensão intracraniana servem de base para o gestor analisar a sustentabilidade financeira, realocação de recursos e prospectar negociação baseada em valores com as operadoras.

Concluiu-se também que são poucos os farmacêuticos com expertise em análises econômicas que atuam na assistência hospitalar, o que evidencia uma área a ser explorada por esses profissionais.

 Outro importante reconhecimento do Pequeno Príncipe

Um outro resumo inscrito pelo Hospital, que ficou entre os 10 melhores trabalhos selecionados, foi o "Análise de custo-efetividade da implantação acelerada do Programa Stewardship de Antimicrobiano dirigido pela Farmácia Clínica para evitar lesão renal aguda associada à vancomicina: perspectiva SUS". Esse trabalho detalha o quanto incorporar o teste de vancocinemia, gerenciada pelo farmacêutico clínico do Stewardship, pode proporcionar uma antibioticoterapia mais efetiva e sem causar lesão renal aguda, evitando custos para o SUS.

Além desses reconhecimentos, profissionais do Pequeno Príncipe representaram a instituição por meio de palestras sobre Stewardship Antimicrobial: da implantação aos resultados; Stewardship na Terapia Antifúngica: por onde começar e como fazer; e Inovação em saúde para sustentabilidade da instituição.

 Sobre o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), o evento foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 3 de junho. O encontro teve por objetivo oferecer uma visão ampla do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas proporcionadas pela pesquisa, ensino e assistência.

O congresso é considerado um dos mais tradicionais da comunidade farmacêutica brasileira, servindo de cenário para debates e fóruns sobre o avanço da profissão, dos benefícios das melhores práticas e a integração de conhecimentos com outros segmentos das ciências sociais e da saúde. Seis profissionais do Pequeno Príncipe participaram presencialmente do evento, com apresentação oral dos trabalhos selecionados.

 Sobre o Hospital

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

 


save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo